domingo, 20 de agosto de 2017


As Lagoonas que nas Plataformas se Formaram

 

                            MAIS UMA VEZ O LAGOÃO EM LINHARES


Quando ela finalmente estiver perfeitamente delineada pelos estudos do laboratório mental (teórico) e do laboratório corporal (de campo, prático, o desenvolvimento no terreno), pegue esse futuro desenho em sua mente e o desloque para a direita, rumo ao Atlântico, e para cima e para baixo na vertical do mapa (e todas para baixo na vertical para o centro da Terra) para ver as outras lagoonas virtuais que foram formadas nas diversas glaciações na plataforma continental, porque de cada vez que a água baixa ela define uma antiga linha-de-costa, uma páleo-linha e até uma proto-linha, de quando o Atlântico estava se formando desde 65 e desde 273 milhões de anos atrás. E em todo lugar do mundo o mesmo deve imaginariamente ser feito, ou seja, devemos visualizar constantemente as diversas lagoonas que foram se formando nas eras.

Quer dizer, quando a água do mar baixa mais, ele define outra linha-de-costa, que constrói outra lagoona, seja para o norte seja para o sul, sempre para a direita na costa brasileira, e também para baixo em altura, exceto se houver maior levantamento das águas que agora, com maior derretimento dos gelos. Neste caso o mar invadiria a terra e criaria uma nova linha mais à esquerda, definindo tudo de novo: 1) tomada pelo mar; 2) lagoona; 3) pântano; 4) grande número de lagoas; 5) pequeno número delas; 6) terras planas; 7) deserto. Ou seja, se o mar de agora subisse 20 metros ele entraria em terra vários quilômetros em Linhares, inundando tudo e recomeçando o processo; por outro lado, se houvesse uma nova idade glacial a água baixaria e tudo se daria à direita.

Então, lá estão em virtual não uma, mas VÁRIAS lagoonas, de vários tamanhos e conformações, em várias alturas – e isso no mundo inteiro.

Vitória, quinta-feira, 06 de janeiro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário