quarta-feira, 23 de agosto de 2017


As Lagoonas do Saara

 

                            Com 9,1 milhões de km2 o Saara (Sahara) passa o Brasil, que tem 8,6 milhões de km2. Um inferno de calor, mas uma grande dádiva em todos os sentidos, como se verá no futuro. As dunas têm 400 metros de altura.

                            Como o Saara vem de um Lobato interno na parte sul-leste, um L invertido que vai da Mauritânia na esquerda à Etiópia na direita e daí para baixo, o imenso Lobato Africano, LAF (ou LA, Lobato da África, como você preferir), tudo ali era água e nas bordas internas, tanto em baixo quanto em cima e na direita, formaram-se as lagoonas de lá, só uma vez cada, como já ficou dito diferentemente daquelas das bordas continentais, que se sucedem ininterruptamente. Assim, devem ter existido imensos pântanos, porque estes estão na seqüência, constituindo uma das fases; logo depois das lagoonas de água salgada e das lagoonas de água doce vem os pântanos, de modo que em volta deles deve ter existido imensa quantidade de vida.

                            Ora, esse caso é único, porque o Saara é totalmente seco e a África é bastante seca em muitas partes, enquanto o caso similar do Pantanal Mato-grossense se dá numa área verdejante. Só no Okavango podemos observar o antigo Lobato da África de grande volume d’água tendo se tornado um mínimo, antes de desaparecer. O mesmo aconteceu no Saara e os rastros ainda devem estar por lá.

O OKAVANGO É O ÚLTIMO DOS PÂNTANOS DO ANTIGO LAF (nessa área)


O DELTA DO OKAVANGO (ali podemos ver como era o Grande Lago – o maior do mundo – do LAF na mais remota era, desde lá por 273 ou desde por 65 milhões de anos atrás)


                            PÂNTANO COMO O DO PANTANAL MATO-GROSSENSE


O Okavango é um retrato da transformação que dura milhões de anos e depois, dentro disso, milhares de anos na fase final; como nossas vidas são curtinhas é uma sorte poder pegar esse retrato da formação do futuro.

                            A BACIA DO OKAVANGO


O SAARA ERA TODO ASSIM (e o Okavango vai ficar parecido com o Saara de hoje)


PAÍSES


                            ÁREA SECA


Agora nós podemos ver mesmo - o que é uma alegria – todos os cenários desde sempre e para sempre, em todos os mundos.

Vitória, domingo, 23 de janeiro de 2005.

DESERTO, UM GRANDE APRENDIZADO                  

Saara, grande deserto do norte da África e o maior do mundo. A estéril e vasta imensidão de areia do deserto do Saara torna difícil imaginar que a região já foi um campo úmido, atravessado por rios e habitado por elefantes e girafas. Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário