sexta-feira, 25 de agosto de 2017


A Preparação Ponto a Ponto para a Filmagem de ASC

 

                            Gabriel parece ter gostado tanto de ASC (o texto de FC Adão Sai de Casa) que deseja participar das filmagens, se elas acontecerem de fato.

                            Para se organizar é preciso escrever as memórias.

                            Seja isso feito em caderno ou em computador é o caso de começar; em computador sempre há a chance de perder, enquanto o velho caderno ainda tem sua utilidade, podendo ser levado a qualquer lugar para ser acessado a qualquer tempo, com ou sem energia.

                            COMENTANDO ASC

1.       Livro I (Trama): ponto por ponto;

2.       Livro II (Drama): revolvendo as idéias que já estão lá e acrescentando outras.

Para tal é preciso ler (pedir livros nas livrarias e pela Internet) sobre cinema e ver os filmes com olhos críticos, aprendendo com os melhores diretores, os continuístas, os atores – é fundamental se dedicar. Ir a debates, consultar pessoas, reler o texto, aprender sobre as várias escolas nacionais, entrar na Internet e baixar tutoriais, ver jogos eletrônicos, aprender um pouco de computação gráfica, pensar nas alternativas expressivas, mentalizar cada cena (para isso ler muitas, repetidas vezes) até ter sobre cada qual completo domínio.

Enfim, é um processo de aprendizado. De vantagem há o gosto dele por cinema, o fato de estar fazendo engenharia mecânica (um dos professores disse que os engenheiros são “destruidores de problemas”, o que é um avanço, pois os engenheiros podem se postar racionalmente diante das questões).

Há a entrada do filme, o ritmo, o que cortar e o que dilatar, a finalização; há que decidir se vai ser feito somente um episódio ou vários seqüencialmente, como fez Lucas; onde ir pedir verbas; que ingerência permitir e qual repudiar e um milhão de decisões. Enfim, fazer filme não é fácil. E como ASC tem tanto material, sendo tão denso, e por se tratar de material das religiões há necessidade de toda uma delicadeza própria, porque não queremos ferir suscetibilidades.

Para resumir, é uma grande tarefa, que tomará tempo. O ideal é comprar um caderno de capa dura e começar logo.

Vitória, sábado, 05 de fevereiro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário