sábado, 22 de julho de 2017


Os Mundos e os Saltos na Pontescada

 

                            Olhando o conhecimento e nele a pontescada científica podemos organizar os saltos visualmente assim (como está no modelo, de forma mas explícita):

                            DE SALTOS ALTOS (madame anda pela escada)

               

O primeiro mais em baixo e à esquerda é a Física evoluindo para a Química, primeira ponte, depois nos patamares seguintes para a Biologia/p.2, a Psicologia/p.3, a Informática/p.4, a Cosmologia/p.5 e a Dialógica/p.6, daí então dando o salto não-finito de modulação, que recompõe o universo enquanto potência (realizável ou não). Cada patamar tem idealmente cinco posições. Assim, o nível físico-químico tem espaçotempo geológico de cinco níveis de composição, bem como o biológico-p.2 (fungos, plantas, animais, primatas e humanos, que já estão no primeiro de cima). No psicológico/p.3 há também cinco mundos, de primeiro a quinto, contando-se do último, M5, para M1 (para conservar o primeiro mundo como o mais potente): M5 a M1, que está pronto a saltar para o primeiro nível informacional-p.4. A Terra está no patamar psicológio-p.3 mais para os lados do final, porque os cinco mundos, que são fixos, estão prestes a proporcionar a mutação, adiantando-se os conjuntos da frente para saltar para cima, rumo a I5, os do final permanecendo nesse patamar. O patamar P-p.3 M5M4M3M2M1 é fixo e só M1 está realizando as operações de passar a I-p.4. Quem está em M5 não vai, não, de jeito algum, vai ficar mesmo inapelavelmente para trás, porque os de M1 vão agregar MICA (memória, inteligência, controle ou comunicação ou verbalização artificiais) e vão adiantar-se, enquanto os da retaguarda ficarão para trás como humanos decadentes. Então, os primeiros que forem para I-p.4 como I5 passarão a I4 e irão adiante, criando os novos-seres e evoluindo na nova ordem exponencialmente por todo o patamar I-p.4: I5I4I3I2I1, nesta última posição habilitando-se ao nível cosmológico-p.5, o primeiro dele sendo C5. E assim por diante, muitos séculos no futuro. Acontecerá nas imediações da Terra mesmo e os que tiverem ficado na traseira nem perceberão o que está ocorrendo.

Isso que está se dando aqui aconteceu em outros mundos, é claro, em toda parte mesmo, pois a Galáxia está coalhada de planetas em transição.

Vitória, sábado, 11 de setembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário