Economia da Fé
Podemos ver os
pequenos demônios da Igreja Universal do Bispo Macedo (é como se fosse
propriedade dele, e é) com suas iniciativas incompletas de apossamento, e rir,
porque o modelo os ajudaria a serem mais vis (ou eles poderiam trilhar o caminho
correto, claro, mas não se espera isso deles – de modo que sendo infantis
chocarão com o muro logo adiante).
O Conhecimento
(Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e
Matemática) da Universal é incompleto. Ela não tem contato com a pontescada
científica (Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4,
Cosmologia/p.5 e Dialógica/p.6), visando aprender, e não aprendendo não pode
ensinar; não ensinando não será admirada – ela é um lugar de expansão de furores
ou fúrias. Não tem um programa de admiração e de participação nas 6,5 mil
profissões. Ainda que tenha lançado seus missionários através do mundo, ela
vive de confluências fortuitas de presenças e de ausências, de capitais alheios
e de desesperanças, além de se aproximar da Magia com os “passes” e possessões
(são cognatos).
Não tem um programa
para a Psicologia (figuras ou psicanálises, objetivos ou psico-sínteses,
produções ou economias, organizações ou sociologias, espaçotempos ou
geo-histórias) inteira, nem muito menos para a Economia
(agropecuária/extrativismo, indústrias, comércio, serviços e bancos) em
particular.
A
ECONOMIA UNIVERSAL
(eles são primitivos, agressivos, abusados, céticos, cínicos – e porisso mesmo
serão desmascarados)
·
Agropecuária/extrativismo
universal (como eles plantam Fé para colher?);
·
Indústrias
universais (as fábricas com linha de montagem de produtos-da-Fé para os
crentes);
·
Comércio
universal da Fé (preparação dos vendedores-pastores para a comercialização,
aproveitamento das técnicas antigas e criação de novas técnicas de vendas de
artigos da Fé);
·
Serviços
universais da Fé (igrejas e templos como lojas da Fé);
·
Bancos
universais da Fé (para serviços internos às empresas-da-Fé e atendimento
externo aos fiéis).
São primitivos, sim, mas o próprio
fato de apresentarem semelhanças com o que está posto mostra que não são o
lento e cuidadoso caminho de Deus e sim as coisas súbitas do demônio.
Vitória, domingo, 26 de setembro de
2004.
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