domingo, 23 de julho de 2017


É Amigo de Quem?

 

É um critério interessantíssimo.

A China é amiga de quem?

Até onde consigo ver, não há no mundo um só amigo da China, há gente comprada, isso sim, a peso de ouro obtido com trabalho escravo dentro e fora.

VIZINHANÇA DA CHINA (não sou historiador, nem geógrafo, apenas leio bastante – há muita gente com maior conhecimento que eu, poderiam fazer as pesquisas)

Resultado de imagem para vizinhança da China mapa
Teriam de pegar um a um e acompanhar a GH do par, digamos Burma-China: foram amigos em algum instante? Do pouco que sei, entendo que a China sempre esteve em guerra com todo mundo e sempre de modo solerte, velhaco, manhoso, esfaqueando pelas costas.

Esses pesquisadores gabaritados poderiam fazer levantamento ano a ano ou de 10 em 10 anos, se forem 20 países em volta (tanto mais difícil porque as fronteiras mudam, somem uns países e aparecem outros, as fronteiras da China se expandem ou encurtam, etc.) os levantamentos serão demorados, porém utilíssimos.

Muito diferente são os EUA, que ajudaram vários na primeira e na segunda guerras mundiais, fossem ou não interesseiros, restou o retrato. Fizeram um monte de trapalhadas, convenhamos, mas o saldo é tremendamente positivo.

Do Brasil, até Lula enlouquecer com o apoio ao Irã, todos gostavam, acho que ainda gostam, é preciso analisar, especialmente com a ajuda dos geo-historiadores e do Ministério das Relações Exteriores.

E quanto à Rússia, sempre tramando, sempre se apoderando de territórios, sempre atacando a Europa (como Putin, agora, conspirando com os árabes-muçulmanos para produzir guerras e refugiados para tomar a União Europeia)?

Acho que esse é o critério, tanto para PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos, empresas) quanto para AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e mundo) – quem são os amigos? Como as pessoambientes agiram através do tempo?

Vitória, domingo, 23 de julho de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário