domingo, 23 de julho de 2017


As Disciplinas de Tau Csi

 

                            Sendo Tau Csi não apenas o espaçotempo em volta de Épsilon, o pontinstante de passagem de uma para outra natureza - no presente caso épsilon-i (i, de informacional, passagem aos superacionais, aos seres-novos), passagem da segunda natureza psicológica ou humana ou racional para super-humana ou superpsicológica ou superacional dos novos-seres - será também uma universidade-colegiada, como ficou sugerido.

                            Sendo assim, como seria?

                            Deve seguir os passos do modelo, pois se o modelo identificou tantas bandeiras para a racionalidade obviamente elas serão em Tau Csi as mesmas, embora em transformação acentuada, e mesmo logo a seguir a Épsilon bastante semelhantes, embora em rápida modificação. Pois, se os seres-novos já não terão Bandeira da Proteção (lares, armazenamentos, saúde, segurança, transportes) como a nossa, nós ainda estaremos, enquanto humanidade, por aí, pois os NS serão inventados justamente para desafogar as pressões sobre nós, diminuir nossa carga de trabalho, transferindo-a para eles que, antes de se tornarem independentes lá para frente, se prestarão justamente a isso.

                            Porisso as disciplinas da universidade-τξ devem contemplar as mesmas coisas que nos atrapalham e dificultam nas 6,5 mil profissões, no Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática), na Bandeira Elementar (ar, água, terra/solo, fogo/energia, no centro a Vida, no centro do centro a Vida-racional), na chave do labor (tarefas dos operários, dos intelectuais, dos financistas, dos militares e dos burocratas), no ensinaprendizado, nas 22 tecnartes, em tudo mesmo que fazemos, até nas relações interpessoambientais (relações PESSOAIS: de indivíduos, de famílias, de grupos e de empresas; relações AMBIENTAIS: de cidades/municípios, de estados, de nações e de mundos), inclusive as sexuais. Senão, para quê os inventaríamos? É claro que sabemos de antemão que em longo prazo cada solução se torna maior que o problema anterior, mas, como disseram os economistas tão cinicamente, em longo prazo todos estaremos mortos. Na realidade, em longo prazo os problemas que inventamos com nossas soluções serão problemas de outros e eles os solucionarão, quer dizer, transferirão a carga para adiante.

                            Desse modo, para inventar U-τξ temos de inventar as disciplinas ou matérias que serão investigadas nela. Isso não fizemos ainda; do que dá para estimar a longa distância que nos separa de Épsilon.

                            Vitória, segunda-feira, 20 de setembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário