Altas Taxas
Pedagógicas e o Foco do Ensinaprendizado
Já tinha falado de
um triângulo (eqüilátero, isósceles, escaleno – não pensei nisso) com o vértice
no professor e o lado oposto a esse ângulo levantado, os alunos podendo olhar
por cima da cabeça dos demais e todos para um ponto fixo (onde ficaria um
quadro-negro menor).
Agora penso que pode
ser uma parábola no plano, com o foco no professor, para ele conduzindo todas
as falas, através do planejamento acústico. Então, parte mais aberta da
parábola seria levantada. Uma segunda parábola poderia simetricamente se opor à
primeira, com um segundo foco, onde estaria uma tribuna da qual falariam os
alunos um a um, todos e cada um. Inclusive o professor poderia falar com o
ocupante da tribuna e ouvi-lo com o mínimo de esforço de voz.
O fato é que as
salas de aula de hoje ainda são muito primitivas, vindo de salas e quartos
comuns tomados emprestados pelas escolas e que eram paralelepípedos, desenhando
quadrados ou retângulos no corte horizontal. Há que adaptá-las à alta
tecnociência, pesquisando o assunto que coloco aqui.
Pois a
dupla-parábola ainda pode ter seus extremos esquerdo e direito alteados, de
modo que haja mais uma parábola na vertical, todos os alunos podendo ver uns
aos outros. Por exemplo, da direita para o meio porque estariam sucessivamente
mais baixos; e, chegando nele, sucessivamente mais altos para o extremo oposto.
Poderiam se ver facilmente, criando um sentido pleno de total integração de uns
com os outros e todos e cada um com o professor. Além disso, poderia existir diante
de cada cadeira a identificação do aluno (nome próprio ou familiar ou apelido,
do que preferisse ser chamado) e seu e-mail, seu endereço de Internet,
constando no quadro negro os dos professores e os sites das escolas.
A sala de aula
deixaria de ser forma primitiva para ser forma avançada, conceitual, ligada aos
avanços tecnocientíficos e à compreensão mais profunda da utilidade matemática
no dia a dia prático. Além disso, como veremos em outras descrições, poderíamos
ter uma tela conectada, através da qual estariam todos ligados eletronicamente.
Claro, a modificação custaria muito,
pois desde logo todas as antigas salas deveriam ser em algum momento
abandonadas. Algum governo deveria financiar o protótipo, ou uma instituição
privada, uma fundação tipo Gulbenkian
Por disposição testamentária, os
bens deixados pelo armênio Calouste Gulbenkian foram integrados a uma
fundação, cujo objetivo é promover a caridade, a educação, a arte e a
ciência. Calouste Sarkis Gulbenkian nasceu em 1869 em Scutari, Turquia.
Estudou em Londres, naturalizou-se inglês em 1902 e adotou a cidadania
iraniana em 1926.
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ou algo parecido. Seria preciso pesquisar & desenvolver a melhor
formestrutura de arquiengenharia, a partir daí replicando nos países, segundo
as condições locais de temperatura e o perfil pluviométrico ou o que fosse.
Os alunos entrariam na sala pelos dois
pontos de contato das duas parábolas e o professor por baixo do quadro-negro,
que sairia debaixo da parte alta da próxima sala, quando houvesse. Bem, é
questão de planejamento pelos A/E e os tecnartistas.
Vitória, domingo, 06 de junho de 2004.
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