domingo, 25 de junho de 2017


A Tela de Ensinaprendizado e a Apostilha Eletrônica

 

                            O que nós temos de mais útil é a combinação mãos-cérebro, esse instrumento formidável, único no sistema solar. É preciso usá-lo para tudo, seja empunhando uma caneta-tinteiro ou um estilete eletrônico, seja simplesmente com os dedos passando as páginas virtuais dos computadores. Se houvesse uma tela sobre o que é ainda a bancada da cadeira comum de sala de aula poderíamos conversar com o professor ou com os outros alunos ou com estações remotas.

                            A TELA DE E/A (TEA)

·        Totalmente aberta nos intervalos das aulas (comunicando-se com as salas vizinhas ou qualquer uma da escola);

·        Aberta para Internet durante as aulas;

·        Totalmente fechada durante as provas.

Agora devemos ver o conjunto com neurônios da mesma mente-escola, o cérebro remoto ampliando-se sucessivamente através das inteligências humanas que trabalhariam juntas até o ponto em que o aprendizado fosse se fazendo cada vez mais fácil e mais completo, mundialmente falando. Cada aluno estaria ligado a todos os outros da mesma sala, a seu professor, aos outros alunos, a outras escolas do Espírito Santo, do Brasil e do mundo – e não mais isolado. Em vez de um ou 50 teríamos 10 mil, 50 milhões, dois bilhões de alunos conectados.

A APOSTILHA ELETRÔNICA (APOSTE)

O professor a criaria, como são criadas as atuais de papel, só que em 3DRV, 3D, três dimensões, e RV, realidade virtual, em resumo em CG, computação gráfica, como venho propondo - com o auxílio dos governos, das instituições e de desenhistas. Em vez de páginas estáticas, teríamos páginas dinâmicas, com as figuras se compondo, se desfazendo, podendo aceitar perguntas acumuláveis de alunos - as FAQ (perguntas mais freqüentes, em inglês) -, aprimorando os desenhos de semestre em semestre, indo compondo as passagens, inclusive demonstrações. À medida que o professor apertasse um botão para passar a “página” virtual apareceria a seguinte e as demonstrações iriam acontecendo pouco a pouco.

UNIÃO DA TEA COM A APOSTE (apostea)

·        Tela interativa da TEA;

·        APOSTE dinâmica.

O ensino pelos professores se uniria ao aprendizado dos alunos e os professores poderiam interferir nas telas dos alunos (bem como vice-versa) para propor exercícios, para corrigi-los, para indicar bibliografia, para estimular especialmente os mais atrasados, para levar novos desafios aos mais espertos.

Alguma fundação poderia patrocinar as pesquisas & os desenvolvimentos teóricos & práticos, de modo a preparar o protótipo: uma escola inteira com algumas centenas de alunos, unindo a iniciativa dupla deste texto com a de Altas Taxas Pedagógicas e o Foco do Ensinaprendizado, neste Livro 83. Seria preciso construir os prédios todos, dotá-los de grossas redes de fibra ótica, instalar novos centros de vivência, realizar os estudos psicológicos sobre alta integração e o tudo mais, inclusive preparar as bibliotecas-virtuais de tráfego intenso de dados. Custo grande, mas a recompensa seria igualmente elevada, dado que a tecnociência conexa poderia ser vendida ao mundo inteiro, via financiamento. O país que saísse na frente se projetaria adiante de todos.

Vitória, domingo, 06 de junho de 2004.

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