domingo, 25 de junho de 2017


A Escola Redondinha

 

                            Em virtude da introdução da mulher em nível mais alto de participação, por exigência da coletânea A Expansão dos Sapiens e do implícito Modelo da Caverna, a ecologia deve ser tornada cíclica, a economia, a sociologia, toda a psicologia – a par da permanência dos seus opostos/complementares lineares/masculinos. Assim, junto das escolas de linhas retas - mas sem exagerar, porque não se trata de modo algum de colocar um pólo só como unilateralmente viável, com exclusão do outro – devemos construir um protótipo dessa escola redondinha.

                            A ESCOLA REDONDINHA

·        Canteiros arredondados, com trilhas seguindo as linhas naturais de dominância, como curvas de nível na agropecuária;

·        Lagos sem dobras, sem ângulos, seguindo maciamente, como é natural;

·        Prédios sem vértices e sem ângulos, tanto na horizontal quanto na vertical, com as novas salas de aula propostas (veja Altas Taxas Pedagógicas e o Foco do Ensinaprendizado e A Tela do Ensinaprendizado e a Apostila Eletrônica);

·        Plantas, flores, grama em grupos ou comunidades, sem domínio de A ou B; 

·        Cúpulas, absides (no Houaiss digital, abside: nicho ou recinto semicircular ou poligonal, de teto abobadado, ger. situado nos fundos ou na extremidade de uma construção ou de parte dela), tudo que é redondo, à oriental, como na Rússia, China, Japão e países do Oriente;

·        Professores e professoras treinadas na EDUCAÇÃO CÍCLICA ou PEDAGOGIA CÍCLICA, nova tecnociência baseada no modelo;

·        Áreas arredondadas de convivência, com luzes abrandadas, tudo mais escuro, sem violentação pela luminosidade excessiva; etc.

Como o caminho se aprende fazendo, mais coisas serão descobertas e pensadas à medida que os novos postuladores forem se adiantando no tempo e no espaço, a começar daí. Toda uma revolução estará em curso com essa mera providência.

Vitória, domingo, 13 de junho de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário