domingo, 21 de maio de 2017


Meu Ambiente

 

                            As pessoas dizem “meio ambiente”, quando o modelo colocou meio, porque AMBIENTES (mundo, nações, estados ou províncias, municípios/cidades) são outras coisas, opostas/complementares das PESSOAS (empresas, grupos, famílias e indivíduos). Seria certo dizer MEIO, o que está no meio, entre pessoas e ambientes, o ponto de encontro das pessoambientes.

                            Agora, seria útil dizer MEU-ambiente, porque o pronome possessivo agregará consciência de que o falante é participante do jogo e deve defender o ambiente de si e dos demais, quando estejam em curso quaisquer atos destrutivos físico-químicos, biológicos/p.2 ou psicológicos/p.3. Isso se poderia ensinar nas escolas, e com fervor. Já que TER (matéria, energia e informação) é um postulado básico de toda existência os psicólogos-propagandistas podem “pegar por aí”, como diz o povo, estimulando a idéia de que a proteção do ambiente é enriquecimento de si (como é mesmo), não só se evitando o empobrecimento como enriquecendo (na medida em que o conhecimento posterior nos permitirá extrair mais do mesmo espaço).

                            Os governempresas podem propagar isso através da mídia (TV, Revista, Jornal, Livro, Rádio e Internet), montando uma campanha de vigilância geral, universal e local, no sentido de agir contra os elementos em falta, aquelas pessoas cuja destrutividade inerente iria comprometer os ambientes, tanto jurídicos quando naturais biológicos/p.2.

                            Podem não apenas recomendar, mas montar a rede de causação: 1) destruição do ambiente; 2) reparos; 3) gasto de dinheiro dos tributos; 4) desvio de outras aplicações ou aumento dos impostos. Podem apontar firmemente que a menos que as pessoas defendam os ambientes será preciso curá-lo das agressões à custa de muitos recursos públicos, que vem do bolso do contribuinte. Isso deve bastar para rever a condição toda.

                            Vitória, sexta-feira, 27 de fevereiro de 2004.

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