Escola Universal
Os governempresas
ficam aí parados e isso me irrita profundamente. O que estão fazendo? Tanto no
nível de dependência ou financiamento PESSOAL (individual, familiar, grupal e
empresarial) quanto no AMBIENTAL (municipal/urbano, estadual, nacional e
mundial) deveriam estar estabelecendo banda larga para todas as escolas, por
todo o mundo. Seria assim um dos projetos fundamentais para as próximas
décadas, enlaçando tudo com fibras óticas, banda larga de altíssima potência de
fluxo. Como se deve dividir por oito para obter a taxa de fluxo efetivo, 256
KB/s na realidade só deixa passar 32 KB/s, levando-se 100 segundos para baixar
um arquivo de 3,2 megas, que é meramente uma música; ou até o dobro desse
tempo, porque muitas musicas passam de seis megas, neste caso quase quatro
minutos (6.400 KB/32 KB.s-1= 200 segundos). Porisso, na realidade,
para baixar a alguns décimos de segundo deveriam as velocidades de BL ser 100
vezes o que são, 100 x 256 = 25,6 megas por segundo, quando então uma música de
6,4 MB seria processada em 200/100 = dois segundos, velocidade hábil para não
irritar ninguém. Os governempresas, especialmente os de terceiro, quarto e
quinto mundos que esperam dar o salto deveriam estar se preocupando em
desenvolver tecnociência DE INSTALAÇÃO, já que a outra está disponível,
bastando multiplicá-la internamente, investindo isso sim EM PROGRAMÁQUINAS DE
INSTALAÇÃO. Então todas as escolas do Brasil e do Espírito Santo estariam
co-ligadas.
Aí viria a
Psicologia do Usuário:
1. FIGURA
DO USUÁRIO: uma
foto do lado para identificar quem está falando;
2. OBJETIVOS
OU PROPÓSITOS:
aquilo que a pessoa está pretendendo naquele momento;
3. PRODUÇÃO
OU ECONOMIA: o
que o usuário está produzindo em termos de conhecimento;
4. ORGANIZAÇÃO
OU SOCIOLOGIA: de
qual escola fala, qual é a identificação (oficial) dela;
5. ESPAÇOTEMPO
OU GEO-HISTÓRIA:
município/cidade, estado, nação. Quando e de onde fala quem fala.
Esses camaradas são tão lerdos que por
vezes acho que nem vai dar tempo. Às vezes eu desespero das iniciativas deles e
de suas capacidades.
Vitória, segunda-feira, 23 de
fevereiro de 2004.
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