As Imagens Naturais e
as Palavras que as Traduzem
Se, como dizem, uma
imagem vale por mil palavras, então estamos errando ao gravar palavras e não
imagens, na relação de baixo rendimento de 1000/1.
De fato, na origem
não tínhamos como gravar imagens, nem podíamos atestar a qualidade do processo
de gravação, que era inteiramente analógico. Fomos preparados para imagens, não
para palavras. Agora podemos ter linhas e colunas que produzem pontos ou pixels
gravados digitalmente em alta qualidade. E com a computação gráfica podemos
preparar as coisas de modo que com poucas ou nenhumas palavras o sentido-de-uso
de qualquer objeto seja transferido quase instantaneamente, muito rápido.
Por que os tutoriais
dos programas vêm com palavras? Palavras não são naturais. São de uma época em
que não podíamos em qualquer gênero de economia gravar imagens e conservá-las a
contento. Palavras não traduzem com eficiência senão a custo muito grande.
Imagens são de todos, 100 %, enquanto palavras são segregacionistas, das elites,
especialmente das elites intelectuais, muito particularmente dos mais dotados
de capacidade de retransformação das palavras nas imagens de onde partiram. É
da ditadura intelectual querer que todos aprendam a ler, submetendo-se às competências
cada vez mais elevadas e seletivas dos intelectualizados, quer dizer, daqueles
que são capazes (nos cinco níveis, diz o modelo) de LER, quer dizer, de
decifrar. Tutoriais deveriam vir com imagens-encadeadas, seqüenciais,
possibilitando o aprendizado-visual, mostrando tanto o todo quando as partes e
as passagens entre elas. As pessoas aprenderiam com uma velocidade e uma naturalidade
incríveis. Ficaria nas palavras quem quisesse, apenas, e não todos,
obrigatoriamente, como é agora, com tanto vexame para alguns, porque o modelo
diz que a soma 50/50 torna metade incapaz de aproveitar o melhor que há nas
palavras.
Deveria haver uma
reconversão, agora que os CD’s podem comportar (se uma foto tem 75 KB, num CD
de 700 MB cabem 9,3 mil; descontando os programas de interconexão ou
seqüenciamento, muitas) tantas, os produtos deveriam vir com fitas (para os que
ainda não têm computador) ou com CD’s ou DVD’s, para quem tem.
Vitória,
terça-feira, 02 de março de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário