Aquelas Que Adão
Pegou
Tendo chegado à
Terra em 3,75 mil antes de Cristo (siga a trilha na coletânea Adão Sai de Casa), vivido 930 anos,
brigado com Eva/Hera por 130 anos, Adão/Zeus teve muito tempo para
relacionamentos, encontros e outras sacanagens.
A
CADERNETA DE ENDEREÇOS DE ADÃO
(tirado da Internet)
Depois da titanomaquia,
Zeus consolidou seu domínio através de casamentos e
aventuras amorosas que, no devido tempo, produziram mais deuses, semideuses
(heróis) e reis. Tornaram-se célebres tanto a quantidade de mulheres por quem o
'pai dos deuses e dos homens' se apaixonou — mitógrafos tardios chegaram a catalogar 115 mulheres —
quanto os disfarces e metamorfoses que utilizava para se aproximar das deusas e
das mais belas mulheres mortais.
As consortes divinas
Unido a
deusas de sua própria geração e também da geração anterior, Zeus
teve os seguintes filhos:
Segundo
alguns mitógrafos, Zeus se uniu também a uma antiga
divindade chamada Dione e gerou a deusa Afrodite.
Dione, de origem indo-européia e citada nas tabuinhas micênicas, era,
possivelmente, a contraparte feminina de Zeus.
Conforme a versão, é considerada filha de Urano
e Gaia, da 1ª geração divina, ou de Oceano
e Tétis, da 2ª geração. Na Ilíada ela aparece no Olimpo, ao
lado dos demais deuses, e cura um ferimento na mão de Afrodite.Zeus
se casou, finalmente, com sua irmã Hera,
considerada por todos sua "legítima esposa" e rainha dos deuses.
Com ela gerou Ares, Hefesto,
Hebe e Ilítia. As Horas eram originalmente deusas das estações que
asseguravam o curso harmonioso de tudo. Guardavam também as portas do Olimpo
e auxiliavam as deusas. Eram três: Diké, a justiça; Eunomia, a ordem; e
Irene, a paz. Em Atenas, na época clássica, eram chamadas de Auxó, Taló e
Karpó: a que desenvolve, a que floresce e a que frutifica. As Cárites,
que às vezes eram confundidas com as Horas, também eram três: Eufrosine, Tália
e Aglaia. Personificavam principalmente a beleza, o charme e a graça, e
freqüentemente ajudavam a deusa Afrodite. Estavam sempre
cantando e dançando, e espalhavam a alegria por toda a natureza. Hebe, a
personificação da juventude, servia aos deuses o néctar, a bebida divina. As ilítias,
antigas divindades do parto em Homero (Hom.Il.
11, 270), continuaram com a mesma função nos séculos seguintes, porém se
tornaram uma deusa única, Ilítia.
|
||||
As amantes mortais A união
entre Zeus e mulheres mortais produziu, em sua
maior parte, heróis (ou semideuses); em três casos, no entanto, seus
filhos acabariam se tornando deuses:
Hermes, filho de uma ninfa,
nasceu já praticamente uma divindade; Dionisos e Héracles, no entanto,
nasceram inteiramente humanos e ascenderam à divindade mais tarde. Héracles
se tornou um deus somente depois da sua morte
terrena. Zeus, para desespero de sua esposa
legítima, foi um dos maiores produtores de heróis. Hera
perseguia sistematicamente as amantes e os filhos ilegítimos do marido e,
para esconder suas aventuras da esposa, muitas vezes Zeus
teve de assumir outras formas (touro, cisne,
chuva de ouro...). Eis algumas de suas
aventuras mais famosas: Dânae, mãe de Perseus;
a ninfa Egina, mãe do herói Éacos; Calisto, mãe de Árcade, herói epônimo da Arcádia; Leda,
mãe dos Dióscuros; Europa,
uma princesa fenícia, mãe de Minos; Ió,
uma sacerdotiza da própria Hera. A origem divina
era também um atributo da realeza, e praticamente todas as famílias reais
gregas, míticas ou históricas, reivindicavam descendência divina a partir de
Zeus. Tântalos, rei da Frígia e Lacedemon, rei
de Esparta, entre muitos outros, eram considerados filhos de Zeus.
|
||||
Ganimedes
Zeus
perdeu a cabeça não somente pelas belas mulheres. Ganimedes, da estirpe dos reis
de Tróia, era considerado "o mais belo dos mortais" e Zeus
se apaixonou por ele. Quando o jovem pastoreava os rebanhos do pai no Monte
Ida, o deus raptou-o e levou-o para o Olimpo. Em algumas versões, foi a águia
de Zeus a incumbida dessa missão. No Olimpo,
Ganimedes tornou-se o copeiro dos deuses e, para compensar o pai (Erictônios,
Trós ou Laomedonte, conforme a versão), Zeus
presenteou-o com cavalos divinos.
|
||||
Iconografia
Os amores
de Zeus estão entre os temas mais utilizados pelos artistas gregos de todos
os períodos; os exemplos são extremamente abundantes, notadamente na cerâmica
decorada
|
Enfim, Adão
não era apenas um ícone, ele tinha lá seus momentos, pulava a cerca, Eva ficava
furiosa. E Adão/Zeus, com seu corpo já humano, deve ter deixado descendentes
por aí; só que, lembre-se, são descendentes carnais do CORPO HUMANO DE ADÃO,
certamente melhorado, mas mesmo assim humano, não daquele corpo divino com que
veio de Paraíso, na estrela Canopus mais de 300 anos-luz da Terra. Em resumo,
Adão faturava (essa dimensão furtiva dele deve ser ressaltada nos filmes).
Vitória,
segunda-feira, 8 de março de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário