sábado, 20 de maio de 2017


A Marca na Testa de Caim

 

ALGO DA BÍBLIA

Qual foi a marca que Deus colocou em Caim (Gênesis 4:15)?
Pergunta: "Qual foi a marca que Deus colocou em Caim (Gênesis 4:15)?"

Resposta:
Depois que Caim matou o seu irmão Abel, Deus declarou a Caim: "E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra" (Gênesis 4:11-12). Em resposta, Caim lamentou: "Então disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará" (Gênesis 4:13-14). Deus respondeu: "O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse" (Gênesis 4:15-16).
A natureza do sinal em Caim tem sido um assunto de muito debate e especulação. A palavra hebraica traduzida como "sinal" é 'owth e se refere a uma "marca, sinal ou símbolo." Em outros lugares nas Escrituras Hebraicas, 'owth é usado 79 vezes e é mais frequentemente traduzido como "sinal". Assim, a palavra hebraica não identifica a natureza exata do sinal que Deus colocou em Caim. O que quer que tenha sido, era um sinal/indicador de que Caim não era para ser morto. Alguns propõem que a marca era uma cicatriz ou algum tipo de tatuagem. Seja qual for o caso, a natureza exata da marca não é o foco da passagem. O foco é que Deus não permitiria que as pessoas se vingassem contra Caim. Qualquer que tenha sido esse sinal, o seu propósito foi alcançado.
No passado, muitos acreditavam que o sinal em Caim era uma pele escura - que Deus mudou a cor da pele de Caim para preta a fim de identificá-lo. Já que Caim também recebeu uma maldição, a crença de que a marca era a pele negra levou muitos a acreditar que as pessoas de pele escura eram amaldiçoadas. Muitos usaram esse ensinamento da "marca de Caim" como justificativa para o comércio africano de escravos e a discriminação contra as pessoas de pele preta/escura. Esta interpretação da marca de Caim é completamente antibíblica. Em nenhum lugar da Bíblia hebraica 'owth é usado para se referir à cor da pele. A maldição sobre Caim em Gênesis capítulo 4 foi no próprio Caim. Nada é dito da maldição de Caim sendo passada aos seus descendentes. Não há absolutamente nenhuma base bíblica para afirmar que os descendentes de Caim tinham a pele escura. Além disso, a menos que uma das esposas dos filhos de Noé fosse uma descendente de Caim (possível, mas improvável), a linhagem de Caim foi encerrada pelo Dilúvio.
Qual foi a marca que Deus colocou em Caim? A Bíblia não diz. O significado desse sinal - que Caim não era para ser morto - era mais importante do que a natureza do sinal em si. O que quer que tenha sido, não tinha conexão nenhuma com a cor da pele ou uma maldição sobre as gerações descendentes de Caim. Usar esse sinal como uma desculpa para o racismo ou discriminação é absolutamente antibíblico.
Agindo Deus Quem Impedirá
 
No entanto, apenas pelo significado dessa palavra hebraica não se pode saber qual teria sido o sinal posto em Caim.

Algumas teorias para a marca que Caim recebeu:

1. Caim teria se tornado negro e foi o pai das pessoas de pele escura. Hipótese descartada já que todos os descendentes de Caim morreram no dilúvio.
2. Ele teria recebido uma espécie de tatuagem;
3.
O nome de Deus, teria sido estampado na testa dele;
4. Deus teria tornado Caim invencível – não podia ser queimado, afogado, nem ferido à espada;
6. Uma luz, como o círculo do Sol, o acompanhava por onde quer que ele fosse.
Percebemos que a marca em Caim no ponto de vista lógico, de modo algum seria uma maldição, mas pelo contrário seria uma benção, pois Caim sabia que alguém (talvez seu pai Adão ou um se seus irmãos), vingaria a morte de Abel, e essa marca seria um escudo, uma proteção à Caim.

Passaram-se 6,0 mil anos e não se avançou nada.

Agora a RC, Rede Cognata, acrescenta coisas surpreendentes:

1.       Marca = MODELO = MULHER = MEDO = MORTE = MENTIRA = MUTÁVEL = NOTÁVEL e segue;

2.      Sinal = SUJEIRA = SUCÍDIO = POBRE = FILHO = PREPÚCIO = PELE e segue;

3.      Testa = TEXTO = CACETE = COR = CARTA e segue.

Portanto, parece que havia algo no pênis, o que dá sentido à retirada do prepúcio das crianças judias, uma precaução notável, que a título de cuidado sanitário os sacerdotes estavam e continuam buscando.

VAMOS RELER

a)     Marca de Caim = MODELO DO ÁTOMO (os textos dão ideia de que foi posto a nível profundo) e MULHER DE CAIM (certo tipo é atraído para os descendentes);

b)     O sinal que Deus colocou em Caim também estava no prepúcio e os sacerdotes vigiaram com diligência (mas, evidentemente nunca o pegaram, porque por princípio Caim não poderia ser identificado até o final dos tempos);

c)     Testa de Caim = CACETE DE CAIM, no pênis (aparentemente inidentificável – os rabinos não poderiam saber, porque desde o início estava assim determinado -, porém os padres não desistiram e continuaram buscando (talvez para banir).

Jogo de gato e rato, com a dificuldade adicional de precisar do nome de Deus (não sabido e, depois, esquecido). Infrutífero, mas pelo menos agora sabemos.

Vitória, sábado, 20 de maio de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário