A Pedagogia e a
Realidade
É claro que já com
os gregos a pedagogia ou taxa de transferência de Conhecimento (Magia/Arte,
Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) se
distanciara até demais da realidade. Foi justamente o brasileiro Paulo Freire
que a título de promover essa reaproximação criou a Pedagogia do Oprimido, que
tem corrido mundo.
Os recursos eram
poucos, os professores em sua maioria carentes de informação, as elites (de
maneira especial as brasileiras) desinteressadas na educação de seus povos e
assim por diante, de forma que não aconteceram estudos que partindo da
realidade como mostrada em filmes e documentários (espontâneos ou feitos
especialmente para tal) pudessem levar aos pontos de pauta da grade curricular;
ou vice-versa. Por exemplo, uma novela da qual, quadro por quadro se
perguntasse como foi feito isto e aquilo, objetos e programas, panelas,
alimentos, etc., tudo que se visse e que teria passado despercebido antes de
ser apontado. Assim se criaria um vínculo biunívoco, mostrando que a realidade
está embasada na teoria e que os estudos refletem e possibilitam o real humano
atual.
Ataquei a questão de
outro ponto de vista, que não referirei.
Aqui quero frisar
que pode haver essa interação forte entre o real e o virtual, oscilando
bastante entre um e outro, na medida em que as pessoas sejam capazes de
estabelecer os laços. Os especialistas nas várias disciplinas deveriam ser
reunidos, sob demanda de uma fonte constante de recursos, inclusive dinheiro
relativamente farto, para serem geradas a partir do real milhares de horas de
fitas de vídeo, que seriam então apresentadas aos professores como banco de
dados de onde tirariam suas aulas, quando estivessem dispostos a tal. Cada um
escolheria sua seqüência preferida. Por sua vez os especialistas (das
pontescadas científica e técnica) reveriam os filmes de cinema para apontar ou
tirar tais ou quais lições a inspirar seus alunos. Quando, futuramente, os
alunos vissem outras novelas ou filmes ou peças de teatro saberiam de onde
vieram tais ou quais objetos e saberiam dizer como eles se embasam na teoria a
que os seres humanos puderam até nossos dias chegar.
Vitória, domingo, 29
de fevereiro de 2004.
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