O Programáquina de
Escrever Músicas
O segundo texto das
posteridades é Unidade de Conceitos para
a Utilização de Superondas em Toda a Largura do Espectro, enquanto o
terceiro é Para Tocar o Sol (Um PIgrama
Musical).
Sugeri que
tentássemos, por exemplo, tocar as músicas em três modalidades complementares:
OS TRÊS TIPOS DE MÚSICA
·
Música
matemática (de frações);
·
Música
física (de ondas);
·
Música
mágica/artística (de sons postos em notas e pautas).
Lembrei-me agora de um conversor dos
sons que os músicos toquem nos diversos instrumentos ou meios em notas de pauta
(sol, ré, mi, fá, dó, lá, si – sete, mas o modelo diz que só quatro são
verdadeiros, dois são montadores e um é o centro de onde tudo parte, como o
Sol-estrela). Então, deveria ser natural os músicos irem tocando quaisquer sons
e o programáquina (programa-máquina) ir convertendo nos sinais usados nas
pautas de anotações da cifragem musical.
Entrementes, a Música geral evoluiu
muito no processo de anotação e agora frase musicais inteiras são compactadas,
além das letras oficiais, aquelas sete, para compor os contos ou artigos, que
são as músicas de MPB, e os livros que são as composições sinfônicas muito mais
vastas.
Como qualquer boa teoria científica a
que embasar a construção da P/M deverá não apenas possuir uma estrutura ou
conceituação como também ser capaz de previsões para frente e para trás. Para
trás no sentido de observando tudo que foi feito categorizar ou classificar
numas tantas potências, tradicionalmente de um a cinco, isto é, de uma a cinco
estrelas. Para frente mostrando as áreas, grandes e pequenas, que não foram
visitadas pelo sentimento, que não foram exploradas pelo ir irracional
mágico/artístico, permitindo composições muito mais precisas, como foram feitas
nas demais áreas das ciências e técnicas. Construções seguras e determinadas,
em vez de fortuitas, revelando um e outro veio aqui e acolá, que foram obtidos
por pura sorte (mas com grande felicidade nossa).
Eis uma tarefa urgente, que é preciso
cumprir logo.
Vitória, quinta-feira,
13 de novembro de 2003.
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