quarta-feira, 5 de abril de 2017


O Pequeno e o Grande Mundos

 

                            Não entenda aí pequeno e grande como julgamento de valor e sim como delimitação de áreas no Modelo da Caverna.

                            Se as mulheres coletoras ficavam em volta da caverna seu mundo era espacialmente pequeno, enquanto o dos homens caçadores era necessariamente grande, porque eles tinham de visitar muitos lugares na medida em que a caça rareava ou mudava de lugar. As mulheres não precisavam ir muito longe, porque as árvores davam frutos a cada ano, as plantas de solo cresciam, o rio trazia sempre água nova, etc.

                            O mundo pequeno comportava grande crescimento mental numa direção, de relações estáticas das coisas – lógica, mutação lenta, correlação estática; enquanto o mundo grande comportava outro crescimento mental, em sentido e direção diversa da primeira, de relações dinâmicas – dialética, mutação rápida, correlação do dinâmico. Assim, se o modelo está certo, as mulheres devem ser mais lógicas e os homens mais dialéticos. Os homens sentirão dificuldade com conversas lentas, pausadas, metódicas, exploratórias do detalhe, ao passo que as mulheres estarão em enrascadas quando as conversas sejam rápidas demais, tocando muitos assuntos de uma só vez.

                            São dois modos de raciocinar que precisam ser vistos, compreendidos, e então melhorados por treinamento ou pedagogia, gerando dois apuros distintos bem separados.

                            O pequeno mundo será aquele de uma quantidade repetitiva de coisas, precisando de uma MEMÓRIA ESTÁTICA, ao passo que o grande mundo será o outro, de coisas que mudam celeremente, necessitando de uma MEMÓRIA DINÂMICA. O que serão elas? Eu não sei, deparei com as possibilidades agora. Como as coisas do PM estão sempre mais ou menos no mesmo lugar as mulheres serão muito controladoras, desejando um mundo que muda lentamente, que se conserva. Contrariamente as do GM mudarão aceleradamente, a cada movimento de caça dos homens, porisso estes tenderão a ser libertários, a lutar por mudanças, a acreditar em revoluções. Mas, vivendo num mundo constante, as mulheres serão atraídas por mudanças, um chamativo poderoso.

                            Se isso for verdadeiro, como arrumar o mundo dentro dessas novas premissas?

                            Vitória, sexta-feira, 14 de novembro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário