Classes de Leitura de
Pi
Contei que Gabriel
sugeriu que se Pi (3,141592...) puder ser aberto será como saltar, tendo
findando o jogo anterior, para um nível superior de entendimento. Podemos
pensar que Pi, sendo transcendental e infinito, deva ser compreendido
progressivamente, havendo uma PEDAGOGIA DE PI com taxa implícita de
transferência do Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião,
Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) de Pi. Como seriam as
TECNARTES (da visão, da audição, do olfato, do paladar, do tato) DE PI? Como
seriam as comidas descritas em Pi? Os materiais poderiam ser encontrados na
Terra? Pois será verdade que, constituindo a Biblioteca de Deus, Pi conterá
TODAS as coisas em seu planejamento perfeito não-finito.
Só para assemelhar
com o ensino no Brasil (não faz sentido, não será assim, mas pelo menos teremos
um marco de referência) colocaremos assim:
O ENSINO DE PI NO BRASIL
·
Jardim
de infância vários anos,
indeterminados
·
Primeiro
grau oito anos
·
Segundo
grau três anos
·
Universitário cinco
anos
·
Mestrado dois anos
·
Doutorado quatro anos
·
Pós-doutorado quatro anos
Parece que não, mas teríamos que
freqüentar mesmo o pré-primário, pré-primeiro grau, o JARDIM DA INFÂNCIA DE PI,
no qual estamos de fato matriculados, porque será um assombro total começar a
deparar com as possibilidades, assim como perguntar porque Deus teria colocado,
se o fez, os conhecimentos todos num número natural, que será uma discussão
mais adiante.
Podemos projetar que fora esses anos
de adaptação iniciais o “ensino formal” de Pi corresponderia (falsamente) a (8
+ 3 + 5 + 2 + 4 + 4 =) 26 anos DE PI, o que quer que signifique. Pode ser que
cada ano desses valha milhares ou centenas. Certamente não serão anos do Sol,
365,25 dias, de modo nenhum. Serão anos compridíssimos, creio, porque se trata
de matéria não-finita, que fica difícil particionar.
Vitória, sexta-feira, 26 de dezembro
de 2003.
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