segunda-feira, 24 de abril de 2017


Atlas de Notícias

 

                            Olhando a mídia (TV, Revista, Jornal, Livro, Rádio e Internet), devíamos classificá-la como um produto do espaço (do menor ao maior) atingido e do tempo (do maior ao menor) em que são dadas as respostas.

QUEM QUER RESPOSTAS? (Em quantidade e em qualidade no espaçotempo humano, quer dizer, geo-histórico)

·        0/100, 10/90, 20/80, 30/70, 40/60, 50/50, 60/40, 70/30, 80/20, 90/10, 100/0 (quantidade/qualidade);

·        Idem (espaço/tempo).

RELEVÂNCIA PESSOAMBIENTAL (quem quer saber dos chatos e dos impertinentes?) – como marcadas

·        RELEVÂNCIA PESSOAL

1.       Indivíduos proeminentes;

2.      Famílias salientes;

3.      Grupos significativos;

4.     Empresas destacadas.

·        RELEVÂNCIA AMBIENTAL

1.       Municípios/cidades expressivas;

2.      Estados ressaltantes;

3.      Nações enérgicas;

4.     Parte ativa do mundo.

Segundo os critérios do quadro de quesitos QUANDONDE estão acontecendo as coisas? Se aplicássemos uma GRADE DE RELEVÂNCIA ao globo terrestre o que ressaltaria, o que pularia para fora como notável, como registrável (pelos critérios de agora, que serão, como já sabemos, diferentes dos do futuro)?

A CNN já faz isso, mas não de acordo com o Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática), com critérios altos e mundialmente significantes – ela coloca um OLHAR AMERICANO sobre o mundo e não é só isso que queremos. Dentro do Atlas de Toque precisamos de uma seção dinâmica que ATUALIZE, que torne atual o AT, que foque desde as últimas semanas até o último minuto. Isso, por si só, será oura grande construção.

Vitória, domingo, 04 de janeiro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário