sexta-feira, 21 de abril de 2017


Anguloso Masculino

 

                            Como já mostrei, as mulheres coletoras eram do espaço e do plano em volta da Caverna geral, os homens caçadores da linha do andar e do ponto mirado, o que desenvolveu dois modos de ser, duas visões e duas quaisquer coisas, como temos pensado.

                            Isso dos homens saírem em linha, mirando o ponto de caça ou presa, criou para o nosso lado nos dez milhões de anos hominídeos uma forma de ser e pensar, de proceder, que ERA EM LINHA e não em curva como o modo feminino de ser. Então, o tempo, que é linear, que vai sempre em frente, é masculino, ao passo que o espaço, que é circular, que roda e circula em volta, é feminino.

                            Como os homens atraíram as mulheres para fora da proteção das cavernas? Como as convenceram? Claro, o crescimento populacional e a possibilidade de expansão da tribo implicavam sair mesmo, abandonar a Caverna geral cada vez mais entupida de gente, mas ainda assim deve haver algum convencimento – quem vai ser a primeira a sair?

                            Já mostrei que a vida das cavernas e TODO desejo das mulheres giravam em torno das crianças, em particular em volta dos garotos (não das meninas, estas eram competidoras em potencial e apenas estorvo, no modo de ver DELAS), e que era (e ainda é) propósito delas ampliar o futuro a qualquer custo, o que significava aumentar o número de homens, com a notável barreira natural 50/50 da Natureza irritando bastante as fêmeas.

                            Correndo em linha reta os homens adotaram a flecha e a lança como símbolos, isto é, tudo que fosse reto e anguloso passou a significar futuro e prosperidade, desenvolvimento e descimento, felicidade e tomada do ambiente, conquista e pretendida diversidade capaz de dominar o mundo. Em resumo, o reto e o anguloso masculino passaram a significar para as mulheres TUDO DE BOM e próspero. Para o prazer recôndito o redondo, mas como utilidade o reto, o dinâmico, o traço direto. Então um dos modos de tirar a mulher da caverna foi oferecer-lhe linhas retas.

                            Daí, podemos pensar que as mulheres serão amaciadas pelas coisas retas. Coisas redondas lhes parecerão emasculadas, afeminadas, símbolos do detestado homem não-reprodutor, o pseudomacho. Quer conquistar as mulheres? Ofereça-lhes coisas retas (e tudo que signifique retidão) e angulosas. Quer rechaçá-las? Dê-lhes coisas arredondadas.

                            Vitória, terça-feira, 30 de dezembro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário