sexta-feira, 24 de março de 2017


Estatística da Remunicipalização

 

                            Seguindo a trilha do artigo deste Livro 45, Remunicipalização, vamos tentar acrescentar algumas coisas no sentido de dar uma visão instantânea e centrada dos municípios e seu potencial construtivo.

                            A idéia é registrar 50/50 ou meio a meio no cartório de registro de títulos e documentos Myrian Castelo Miguel, Praça Misael Pena, s/n, sala 901, Centro, Vitória, ES.

                            Em primeiro lugar devemos ver, como no modelo, CINCO separações: micro, pequenos, médios, grandes e gigantes, mas agora CENTRADOS, isto é, espalhando dos médios para os micromunicípios à esquerda e os gigantes à direita, SEGUNDO A CURVA DO SINO, que será o critério objetivo separador confiável.

                            ENTÃO O TRIVIAL

·        Área

·        População

·        Produção econômica (nas cinco áreas)

·        Consumo (pelos índices energéticos, etc.; veja artigo do Livro 43, Refazendo os Mapas)

·        etc. (para não encompridar).

A novidade viria de que, mudando de posição na Curva do Sino, de Gauss ou das Distribuições Estatísticas e sendo classificados em faixas de 20 % da área dela (a partir do centro, onde estariam os médios, em cada caso) os municípios/cidades receberiam notas (-2, -1, 0, 1 e 2, simétricos visualmente, ou em caso de multiplicação 1, 2, 3, 4 e 5) conforme estejam na extrema esquerda, esquerda, centro, direita e extrema direita. O produto dará um índice absoluto do potencial M/U, servindo para identificar oportunidades de investimento e de moradia para pessoas (indivíduos, famílias, grupos e empresas, nestes dois últimos casos instalação). Várias curvas seriam multiplicadas, as posições M/U alteradas. O mesmo pode ser feito para os ambientes todos, não apenas municípios/cidades como também estados e nações (já que só temos um mundo; mas podemos usar os continentes ou os blocos socioeconômicos) e também para empresas, mesmos cinco grupos: micro, pequenas, médias, grandes, gigantes. Como exemplo, faremos a Curva do Sino de área de todos os cinco mil e quinhentos municípios, desde os de menor área até os maiores. Devemos nos perguntar se é relevante ter área grande e se for qual é essa relevância.

Vitória, domingo, 12 de outubro de 2003.

José Augusto Gava.

Av. Dr. Pedro Feu Rosa, 221/104

Ed. Vierzon – Jardim da Penha

29060.730 – Vitória, ES

Fones (27) 3315.1325 e 9944.5534

Nenhum comentário:

Postar um comentário