Disciplina Enigmática
Sempre detestei a
solução de enigmas, quebra-cabeças, palavras cruzadas e outros tipos de
mistérios, porque considero uma perda de tempo. Richard Feynman, o físico
americano (1918-1988), ganhador em 1965 do prêmio Nobel (com outros),
responsável pela definição dos princípios básicos da eletrodinâmica quântica,
era fã incondicional, ficava muitas horas dedicando-se à busca.
Bom, agora vejo que
disso se pode tirar uma disciplina que ao tempo que estimule as crianças lhes
ensinará a forçar a cabeça na busca de soluções LÓGICAS, o que pode ser muito
útil na evolução nas demais disciplinas. Muito material pode ser tirado da Superinteressante, revista de
divulgação tecnocientífica da Abril, e certamente a busca revelará uma
quantidade bem grande de propostas. Muitos livros poderão ser acrescidos ao
longo do tempo, quando mais gente se interesse em propor caminhos duplos, os
dilemas, dois lemas, duas proposições, bifurcação, escolha. Professores podem
ser treinados e a matéria ou disciplina pode ser introduzida desde os primeiros
anos do primeiro grau, crescendo em complexidade. Esse forçamento tornará
prevenidas as mentes quanto às facilidades dos avanços cognitivos.
Não resta dúvida
que, vendo desse jeito, a coisa melhora muito (mas eu declinarei sempre), e
desde que a mídia (TV, Revista, Jornal, Rádio, Livro/Editoria e Internet) se interponha
para ajudar a propagar enigmas cada vez mais complexos podem ser elaborados e
toda uma vertente do fazer humano pode trazer grande alegria a quem gosta desse
tipo de empenho.
Tanto a Academia
(universidades e institutos) quanto os governempresas podem lucrar muito com
isso, porque as mentes ficarão mais aguçadas PARA TUDO, desde trabalhar
corriqueiramente até pensar mais profundamente.
Vitória, sexta-feira,
03 de outubro de 2003.
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