terça-feira, 21 de março de 2017


Base Estelar de Alcântara

 

                            Daniel de La Touche, senhor De la Ravardière, chegou à baía de São Marcos em 1612, e ali seria erguida Alcântara, que precede São Luís como a primeira localidade do Maranhão (estará completando em 2012 400 anos). Estando situada próxima do equador (44º 23’ Oeste, apenas 2º 24’ Sul) há enormes vantagens na economia de combustível, razão pela qual os americanos cobiçam a base de lançamento de foguetes e fizeram propostas de ocupá-la.

                            Recentemente, em 2003, fracassou lá mais um lançamento brasileiro, o do VLS, Veículo de Lançamento de Satélites, com grande estrondo físico e socioeconômico. Naturalmente os militares ficaram irritados, o governo em geral também, e a imprensa só não gozou porque é assunto ligado aos milicos, o que provoca um certo temor de retaliações.

                            A tendência é a vergonha associada ao triste episódio fazer todos ou quase todos se retraírem. Eu acho que nessas condições o Brasil deve avançar, e não recuar,

                            Em Portugal Dom Afonso V reinou de 1438 a 1481, incentivou os descobrimentos marítimos, orientados e instigados pelo infante (não-governante) Dom Henrique, o Navegador (1394 a 1460); Dom João II de 1481 a 1495; e Dom Manuel I de 1495 a 1521. Todos eram da Dinastia de Avis. Nessa faixa se deram as grandes navegações e em 1497 Bartolomeu Dias (cerca de 1450 a 1500) contornou a África pelo que chamou de Cabo das Tormentas. Como eu já disse foi uma grande jogada de propaganda dos portugueses redenominar o lugar de Cabo da Boa Esperança, porque quem sairia de casa para ir enfrentar tormentas ou tempestades? Ninguém anuncia um jogo de futebol dizendo antes que vai chover a cântaros.

                            Pode parecer pretensioso o Brasil, que faz cair artefatos cuja tecnociência os alemães conheciam há 60 anos, querer algo assim, mas os russos denominaram na fase soviética uma de suas bases COSMÓDROMO de Baikonur (Casaquistão), isto é, relativo ao Cosmos, que é bem longe, no sentido de bem grande.

                            Lembre-se que as coisas caminham para o futuro, não para o passado, e que depois de uma ou duas gerações todos acham comum e natural. Além disso, um anúncio desses, pelo nível de compromisso público assumido, significará mesmo uma obrigação governempresarial assumida.

                            Vitória, segunda-feira, 06 de outubro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário