Um Grande Projeto
Educacional
Nosso amigo PACOS
disse que 50 % das receitas do Estado deveriam ir para a Educação geral, com o
que concordo plenamente. João Calmon, senador pelo ES durante vários períodos
de 8 anos (creio que quatro, 32 anos, passou na constituição federal 25 % das
verbas para a educação. Quando isso finalmente aconteceu o que se viu foram
prefeitos empregando o dinheiro DE QUALQUER JEITO, inclusive comprando aqueles
ônibus bicudos dos EUA, que já haviam caducado como projeto no Brasil há 80
anos. SÓ PARA GASTAR O DINHEIRO compraram aqueles ônibus ou alugaram outros
para trazer alunos da roça, do campo, em lugar de construir lá escolas. Enfim,
se tratava de não deixar sobrar um centavo no caixa da educação.
Quando desejei
maiores salários para o Fisco estadual capixaba, como forma de romper em algum
ponto a cadeia do vício, APRESENTEI PROJETOS de engrandecimento do Estado e das
burguesias, porque se trata primordialmente DE VENCER RESISTÊNCIAS DAS ELITES.
Elas querem saber com que retornos palpáveis estão deixando vazar o dinheiro do
qual se apossariam com suas várias tramóias. É para um BOM PROPÓSITO (de enriquecimento
maior e mais rápido), com amplos retornos para elas?
Tudo se encaminha
para a apresentação de projeto, de programa, de um novo paradigma que vença os
atrasos mentais, FAZENDO PROMESSAS. Os ricos não ficaram ricos acreditando em
qualquer promessa. Se ela não traz logo em seguida retorno substancial, é
rapidamente descartada, e as notícias correm. Porisso os projetos podem ser
muito pequenos (microprojetos), pequenos, médios, grandes e muito grandes
(gigantescos). Uma nação tão vasta quanto o Brasil em passado, presente e
futuro, em espaço, em produção, não pode ter um projeto sequer apenas grande,
deve ser um superprojeto mesmo.
Pergunte-se o que
fazem os educadores: eles apresentam algum projeto suficientemente grande às
elites? Não, de jeito nenhum, ficam apenas reclamando a falta de verbas, ao que
os governos e as elites respondem que os professores são em grande número. Mas
EM TODA PARTE OS PROFESSORES SÃO EM GRANDE NÚMERO. Tem de ser, porque existe
grande quantidade de alunos. O embaraço e o impedimento não vêm daí, vem de que
os educadores, os pedagogos, os professores, os diretores, toda a gente
envolvida com Educação não tem grandeza de visão.
Como os projetos não
são agigantados, as verbas tendem a permanecer minúsculas, micrométricas,
passando rentes ao mínimo remorso perante os poderes internacionais e internos.
Vitória,
sexta-feira, 23 de maio de 2003.
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