O
Mestre Dizia Assim
No sebo comprei vários livros, dentre estes,
metade sobre a cristandade, um deles é de Huberto Rohden, Assim Dizia o Mestre, 3ª
edição, São Paulo, Alvorada, s/d.
O AUTOR.
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O LIVRO, COM OUTRA
CAPA.
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Brasileiro de SC, 1893-1981, 88 anos entre
datas.
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Como já disse repetidas vezes, as chaves aparecem
nos mais estranhos lugares em livros, filmes, músicas, em tudo mesmo. Por vezes
fico pensando anos ou décadas e não consigo atinar, por vezes algum tempo, como
neste caso.
Neste caso foi na orelha esquerda do livro.
CITAÇÃO.
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COMENTÁRIO.
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“As palavras do Mestre são, quase todas,
alegóricas e simbólicas; para compreendê-las devemos transcender a faculdade
mental e atingir o nível intuitivo da razão, ou Logos, pois a experiência do
Evangelho representa a mais estupenda verticalidade mística”.
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Já havíamos visto que a Natureza é racional,
enquanto Deus é emocional, A Verdade, A Lei, O Verbo: então, de fato, para
chegar a Cristo-Deus é preciso ultrapassar a Natureza, transcender a
faculdade mental, aquilo que é palpável, visível - é fundamental chegar ao
Logos, ultrapassando a atração aprisionadora apresentada. E é neste sentido
que a experiência das Boas Novas é um eixo que vai do racional a Deus
VERTICALMENTE, pode ser experienciada por todo humano. O Evangelho é uma
autorização vertical, não é horizontal, não é mediada por agente humano da
autoridade (mas, como já disse, a Igreja é experiência social).
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“ROHDEN faz ver que o cristianismo não é
uma ideologia espiritualista. O Profeta de Nazaré não ensinou uma doutrina ‘de
fuga do mundo’. O cristianismo não é ascético-espiritualista, nem
epicúreo-materialista”.
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Isso desautoriza o espiritismo (já de si,
como ISMO doutrinário, doença mental), por conseguinte, Allan Kardec não pode
falar em nome de Jesus. Ainda mais, por ser o espiritismo uma doutrina de
fuga do mundo (pois apela a espíritos ou poderes para resolver os assuntos: e
se for contra os desejos de Cristo-Deus?). Jesus não autoriza o ascetismo, nem
o espiritismo, nem o epicurismo, nem o materialismo (por exemplo, da teologia
dita “da libertação”) – tudo isso é dissensão e “tudo que não ajunta, afasta”.
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Veja só, duas importantíssimas soluções
gerais numa orelha de livro (que, claro, anuncia o conteúdo).
Vitória, quinta-feira, 22 de dezembro de 2016.
GAVA.
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