segunda-feira, 21 de novembro de 2016


Problemática Realização, o Ensinaprendizado de Tensões

 

Como está posto nesta série (abordei muito o assunto nas anteriores) em Ensinaprendizado da Escola Simplexa e Instrumentação dos Conjuntos e em Superincremento dos Instrumentos do Ensinaprendizado na Escola Simplexa, assim como em vários textos, o modo de ensinar atual é o da caixa/classe, do boxe (o aluno só apanha, não entrega nada).

TIRADO DE ‘ENSINAPRENDIZADO’ E DE ‘SUPERINSTRUMENTOS’

SIMPLES.
SIMPLEXO
 (Encontro dos pares).
COMPLEXO
Inertes, passivos.
Passivativos.
Ativos, criativos.
Professores.
Jogo de bate-rebate.
Alunos.
GRADE curricular.
Liberdade curricular.
Liberdade de perguntar.
Escaninhos do mundo fechado.
Fechaberto.
Abertura em relação ao universo infinito.
Dia comportadinho, sem perguntas, imposto pelo Estado reflexo.
DIA-E-NOITE, interação e choques.
Noite que traz as inquietações às respostas prontas.
ENSINO.
ENSINAPRENDIZADO.
APRENDIZADO.
Quietista.
 
Inquieto.
Doutrinador em posse das verdades admitidas.
Insustentáveis que devem ser pesquisados.
O QUE É
OFERECIDO.
ONDE ESTAMOS ESPREMIDOS E INSUFICIENTES.
O QUE NÃO É OFERECIDO.
ENSINO CASTRADOR DE RESPOSTAS PELOS PROFESSORES DO ESTADO.
APRENDIZADO LIBERTADOR PELOS ALUNOS DO
 NESTADO.
Passado.
Presente.
Futuro.
Quietação pela repetição dos dogmas estatais.
Equilíbrio inexistente.
Permissão de manifestar a inquietação diária.
História.
GH.
Geografia.
Vida da escola.
Realimentação, feedback.
Escola da vida.
Castração, domesticação.
Revitalização, reinjeção.
(Proposta dos iluministas tarados de 300 anos passados).
(Pos-contemporanização das inquietações do mundo em globalização).
Dia (tal como entendido pelo Estado fortemente castrador, imobilizador, repressor).
Noite (tal como sentida por cada pleiteante a DESEJADA maioridade funcional).
GRADE curricular em escaninhos rigidamente estatuídos.
Infinidade não-curricular que a existência inventa enquanto dormimos.
CONFORTÁVEL.
DESCONFORTÁVEL.
Quietante.
Inquietante.
Calmante.
Enervante.
NAPRENDIZADO
NENSINO

O N na frente significa opositor, o contrário.

A caixa de ressonância dos governempresas domestica no curral-currículo as consciências, transformando GRANDES crianças e adolescentes em adultos abobados, ausentes, não-vibracionais. Ela ressoa com a música escolhida pelos estamentais governantes do Executivo, juízes do Judiciário, políticos do Legislativo e empresários, todos costurados pelas idiotices dos demente-gogos intelecutualóides (intelectual já é ruim, na forma dele é pior ainda, cópia da imitação).

A questão PRINCIPAL, fundamental, é dar vazão aos conflitos e potenciais conflitos resolvendo-os com o elemento central da racionalidade, a língua-fala-conversa, o di-álogo (coloco deste modo falso para indicar dois, biunívoco). É trazer para a conversa na Vida da Escola a Escola da Vida, as pulsações lá de fora, do chamado MUNDO REAL onde as tensões estão se colocando a todo instante.

Aquelas crianças, pensemos nós, estão se preparando e sendo preparadas para re-solver, solver de novo, este mundo extraordinariamente complexo de que não damos conta. Podem elas ser tão canhestramente ensinadas por respostas prontas e requentadas, se não há realimentação do ensinaprendizado pelas perguntas independes das respostas prontas?

Se não há tensão, se não há investigação das tensões, se o mundo não remete para dentro da Escola geral as perguntas que estão mudando o tempo inteiro, como aquelas respostas antigas e rançosas, emboloradas, mofadas vão servir?

Serra, quinta-feira, 01 de outubro de 2015.

GAVA.

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