Nomenclatura
para a Aeronáutica
Para falar das novarmas preciso estabelecer
nomenclatura, terminologia fina que evitará repetição no âmbito das conversas. Já
tinha feito isso partindo de Santos Dumont em 1906, mas vamos de novo com outra
metodologia. Considerando que os motores a jato surgiram em volta de 1945,
definirei o fim da Segunda Guerra Mundial com centro de partida.
ASSIM
1985-1915
|
1915-1945
|
1945-1975
|
1975-2005
|
2005-2035
|
|
Primórdios.
|
Fundação.
|
Assentamento.
|
Arrojo.
|
Consolidação.
|
|
|
1945-1960.
|
1960-1975.
|
|
||
|
Duas fases.
|
|
|||
O
MOTOR A JATO
História.com.br
A História do Motor a Jato
Em 1930, Frank Whittle, um inglês cadete da Royal Air Force (Força Aérea Real), havia patenteado um motor a jato. A falta de incentivos atrasou tanto seu desenvolvimento na Inglaterra que o primeiro avião a jato a alçar vôo foi construído na Alemanha, com um motor projetado por Hans von Ohain. “O ruído do motor era música para meus ouvidos”, regozijava-se o fabricante de aviões Ernst Heinkel, quando o He 178 decolou de Rostock em 27 de agosto de 1939.
Os aviões a jato não foram desenvolvidos a tempo de desempenhar um
papel significativo na Segunda Guerra Mundial, mas a Inglaterra assumiu a
liderança no pós-guerra. Construído a partir de uma invenção de A.A. Griffith
— que em 1920 cogitou usar gases quentes para acionar as hélices de um avião
—, o primeiro turboélice, o Vickers Viscount, realizou o voo inaugural em
julho de 1948. Um ano depois, o primeiro avião a jato de passageiros
conquistou os céus. Os quatro motores permitiram que o De Havilland Comet I
atingisse uma velocidade de 788 km/h, diminuindo as dimensões do mundo. Em
1970, a Boeing, uma construtora de Seattle, consolidou sua liderança com o
747 de fuselagem larga, o primeiro jato “jumbo”, com velocidade próxima à do
som e capacidade para quase 500 passageiros.
|
||||
Concepções.
|
Fundação.
|
Assentamento.
|
Arrojo.
|
Próximo salto.
|
Aplicado aos motores a jato.
|
Como veremos depois, as forças armadas do
mundo estão completamente erradas, elas investem maciçamente em competição,
isso é totalmente inconveniente, devemos mudar rapidamente, redefinindo os
parâmetros.
Vitória, terça-feira, 22 de novembro de 2016.
GAVA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário