quarta-feira, 23 de novembro de 2016


Liberdade e Igualdade, Deus

 

Muito devagar vimos construindo a coalizão de temas, de modo a haver uma compreensão geral abrangente depois, posta por alguém com competência.

Compreendemos (com a ajuda da RC Rede Cognata) que liberdade = IGUALDADE; agora é fácil de entender, só há liberdade real onde todos forem iguais e a liberdade de um for do mesmo tamanho da do outro, de mesmo módulo, se elas forem indiferenciadas e neste caso forem a mesma, pois se fossem sequer dois os livres, um poderia desejar diferente do outro e até contra. Entretanto, quando dizemos que os raios de uma esfera se opõem, sabendo que ambos apontam a mesma verdade, o diâmetro, estamos dizendo que a verdade é diametral.

Então, TODOS os iguais são um só, Deus, o que é outro modo de dizer que só há liberdade em Deus, ele é o único igual; os outros, todos os de suas sombras, as Naturezas, são diferentes. Devemos aceitar que os diferentes são desiguais. E você pode BUSCAR a liberdade e a felicidade, nunca as alcançará - daí a constituição americana falar em “busca da felicidade”.

De fato, NADA DE DEUS você alcançará, ele é o absoluto, o não-finito.

Como a RC mostra, liberdade = IGUALDADE = DESEJO = LEI.

É fácil entender: você pode desejar, por exemplo, ter uma bicicleta de ouro nestante (como dizem os mineiros aqui nossos vizinhos), contudo a chance disso acontecer é infinitésima ou nula mesmo.

Só Deus deseja consequentemente: você pode exercer o querer (= VONTADE = ARBÍTRIO e segue), significando que terá ou não terá, se não acontecer. E é isso que significa a Lei: a obediência de tudo a i-Deus, pois só ele tem desejos que se realizam imediatamente, os racionais tem querer, porisso não têm liberdade, apenas a buscam, sem jamais encontrá-la efetivamente.

Serra, segunda-feira, 12 de outubro de 2015.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário