domingo, 6 de novembro de 2016


Exportando da Bandeira Brasileira

 

Chamei de Bandeira Elementar (ar, água, terra/solo, fogo/energia, no centro a Vida, no centro do centro a Psicologia), depois usei a bandeira do Brasil para enquadrá-la. Veja O Brasil Exportador de Água e Exportadores de Água para adentrar os conceitos (não são meus, achei admiráveis) de Pegada Hídrica e Água Virtual.

EXPORTAÇÕES ALIMENTARES DO BRASIL

Raquel Landim, de O Estado de S. Paulo, 06 de março de 2010
Estadão Economia

Brasil já é o terceiro maior exportador agrícola do mundo

Apenas os EUA e UE vendem mais alimentos no planeta que os agricultores e pecuaristas brasileiros
O Brasil ultrapassou o Canadá e se tornou o terceiro maior exportador de produtos agrícolas do mundo. Na última década, o País já havia deixado para trás Austrália e China. Hoje, apenas Estados Unidos e União Europeia vendem mais alimentos no planeta que os agricultores e pecuaristas brasileiros.
Portal Brasil
15 de julgo de 2015
Brasil será maior exportador de alimentos do mundo na próxima década, aponta ONU. Produção de alimentos.
Relatório conjunto da FAO e da OCDE reafirma importância da agricultura familiar no crescimento da produção de alimentos com sustentabilidade
Agências da ONU elogiam em relatório as políticas públicas do governo federal para o setor agrícola
 
 
Um relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), lançado nesta quarta-feira (15), aponta o Brasil como principal exportador de alimentos do mundo na próxima década.

Como diz o povo, eles “cantam marra”, trocando o povo brasileiro pelos estrangeiros de que são servos. A ONU, é claro, aplaude porque está a serviço dos países centrais, não da felicidade do povo brasileiro.

PEGADA HÍDRICA DAS EXPORTAÇÕES

Resultado de imagem para pegada hidrica agropecuários
Resultado de imagem
Resultado de imagem
Resultado de imagem para pegada hidrica agropecuários

Alguém terá de se empenhar mais que posso fazer (abordando tantos temas) e achar ponto de equilíbrio para as opiniões diversas. Já que é artigo qualitativo, vamos dizer que a média para os produtos seja de 2,0 mil litros (é muito mais, mas isso já assustará) ou 2,0 toneladas de água por quilograma para 200 bilhões de quilogramas/ano (200 milhões de toneladas): serão 400 bilhões de toneladas (ou metros cúbicos) de água por ano que estamos mandando embora, ficando só com os problemas (secas em São Paulo em 2013 e Espírito Santo em 2016).

Temos de fazer contas!

Contas muito precisas.

Os outros ficam felizes, claro, pagando baratinho.

Vitória, domingo, 6 de novembro de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário