quarta-feira, 23 de novembro de 2016


Escola do Enfrentamento

 

Como vimos dizendo em toda a grande série do ensinaprendizado, há (veja Cabeção e Mundinho) um mundo de coisas que é preciso transferir adequadamente para dentro de nossas mentes através de sons-palavras, que são abstrações redutivas representativas. Melancia-coisa é algo grande, não cabe em nosso cérebro, porisso é preciso que ela seja transformada em melancia-som para ser falada e melancia-palavra para ser escrita.

TRÊS MELANCIAS (uma real e duas virtuais, o que não quer dizer que estas não sejam reais em certa medida)

Melancia-fruta.
uma melancia inteira frutas
Melancia-som (representado foneticamente).
Portal da Língua Portuguesa
Fonética
Díli
mɨ.lˈã.sjə
Lisboa (não padrão)
mɨ.lˈɐ̃.sjɐ
Lisboa (padrão)
mɨ.lˈɐ̃.sjɐ
Luanda
me.lˈã.sjɐ
Maputo (não padrão)
me.lˈã.sjɐ
Maputo (padrão)
me.lˈã.sjɐ
Rio de Janeiro (não padrão)
me.lˈɐ̃.sjɐ
Rio de Janeiro (padrão)
me.lˈɐ̃.sjɐ
São Paulo (não padrão)
me.lˈə̃.sjə
São Paulo (padrão)
me.lˈə̃.sjə


Melancia-palavra.
Melancia.

O mundo deve ser reduzido para caber.

Mas reduzido com muito cuidado, para não haver distorções: então passa de coisa grande, material, a sinais eletroquímicos no cérebro, nos 100 bilhões de neurônios e suas sinapses, ficando ali como mapa representativo. Se digo, “Maria comprou uma melancia inteira” nada disso que é lido e talvez pronunciado é coisa no sentido de ter massa e extensão, é coisa abstrata.

DOIS DIAS E NO MEIO UMA NOITE (a escuridão da transferência) – no Brasil há na proporção de 10/90 muita ordem e pouco progresso, o que indica covardia.

ENSINO
ENSINAPRENDIZADO.
APRENDIZADO
AMBIENTAL (urbano-municipal, estadual, nacional, mundial).
Progressordem.
PESSOAL (individual, familiar, grupal, empresarial).
Pelos professores que representam o Estado domesticador, constritor, repressor.
Pelos alunos que buscam a liberdade através da redução que é a pedagogia.
Respostas.
Perguntas.
Disciplina.
Rebeldia.
Ordem.
Progresso.
Hierarquia e obediência.
Pandemônio e caos.
Vida da escola.
Escola da vida.
Cansativa.
Intensa.
A classe da aula (a direção que é dedo).
A classe do olho (faz mais sentido).
ENFRENTAMENTO DA DESORDEM.
EQUILÍBRIO DA ORDESORDEM.
ENFRENTAMENTO DA ORDEM.
Compactação da pluralidade.
Particularidade da descompressão.
COLETIVO, SOCIAL.
INDIVIDUAL, ASSOCIAL.

Como se pode ver, a esquerda não tem respeitado muito a direita e todo o lado do social tem - com os 50 % da demanda de liberdade - feito o supersocial, castrando a individualidade expressiva em nome do campo de concentração escolar. O resultado tem sido esse que se vê em toda parte e não somente no Brasil: no mundo inteiro o resultado é muito semelhante, pelas notícias que a gente recebe. Seria preciso avaliar detida e demoradamente.

É preciso que haja dois enfrentamentos, toda a Escola do Enfrentamento, para que saibamos enfrentar os problemas a contento. A cada dia, como diz o povo, temos de TROMBAR COM OS PROBLEMAS ou “bater de frente”, “chocar com o muro”, enquanto só tem havido a escola do apascentamento, do pastoreamento para a tosquia do gado posto no curral da produçãorganização capitalista.

Serra, quarta-feira, 07 de outubro de 2015.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário