Completensinaprendizado
ENSINAPRENDIZADO
ENSINO DE RESPOSTAS
PELOS PROFESSORES
|
APRENDIZADO DE
PERGUNTAS PELOS ALUNOS
|
Ordem
|
Caos
|
![]()
Artificialidade
|
![]()
Espontaneidade
|
Rigor
|
Brandura
|
E o completo E/A diz respeito à
pós-contemporanização (depois de 1991, com a queda da URSS).
SÓ
COM-TANTO OS ANOS A ENSINAR
CURSO DA VIDA
|
ANOS
|
Ensino fundamental
|
8
|
Segundo grau
|
3
|
Universitário
|
5
|
TOTAL
|
16
|
O
QUE ENSINAR
DISCIPLINA PARALELA
|
MILHARES DE ANOS
|
6 = 1
|
GEOLOGIA
|
4.500.000
|
750 mil
|
PALEONTOLOGIA
|
3.800.000
|
633 mil
|
ANTROPOLOGIA (desde
o aparecimento dos hominídeos)
|
10.000
|
1.667
|
ARQUEOLOGIA (desde
a primeira cidade, Jericó, há 11,5 mil anos)
|
12
|
2
|
GEO-HISTÓRIA (desde
a invenção da escrita há 5,5 mil anos)
|
6
|
1
|
(*) – idade do universo (13,73 bilhões de anos)
Como são cinco disciplinas em 16 anos, cada
uma pode ocupar 3,2 anos com filmes, vídeos e palestras para mostrar que a
Terra nem vive no extremo catastrofista sem uniformidade, nem no extremo
uniformitarista sem catástrofes. Seriam duas no ensino fundamental (geologia e
paleontologia), uma no ensino médio ou segundo grau (antropologia) e duas no
curso universitário (arqueologia e geo-história).
Mesmo que 50 % não se interessem e só 2,5 %
de interessem pelos fundamentos, ainda assim são centenas de milhões no mundo se
interessando em posteriores alargamentos.
Ò, que mundo está por vir! Se subsistir, é
claro. SE durar, as perspectivas são excelentes em termos de despertar.
Serra, quinta-feira, 16 de agosto de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário