sábado, 24 de setembro de 2016


Completensinaprendizado

 

ENSINAPRENDIZADO

ENSINO DE RESPOSTAS PELOS PROFESSORES
APRENDIZADO DE PERGUNTAS PELOS ALUNOS
Ordem
Caos
Descrição: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/imagens/artigos/diario/aula_aberta_biologia_01.jpg
Artificialidade
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvEUG5K1y5uHnjF_dpqBuVjKnl7OwdfWGEvkYmZIEv3_ntLgBrRk9CHP-3OTOGWvKVqZEqhrfKbqiVY4EhE1aQSdabEPnehuyj2lYEDHsI4s1B8u13gFhKNFWsV1rK8lkNP6RGIEEpUvs/s1600/grav_criancas_sala_de_aula2.jpg
Espontaneidade
Rigor
Brandura

E o completo E/A diz respeito à pós-contemporanização (depois de 1991, com a queda da URSS).

SÓ COM-TANTO OS ANOS A ENSINAR

CURSO DA VIDA
ANOS
Ensino fundamental
8
Segundo grau
3
Universitário
5
TOTAL
16

O QUE ENSINAR

DISCIPLINA PARALELA
MILHARES DE ANOS
6 = 1
GEOLOGIA
4.500.000
750 mil
PALEONTOLOGIA
3.800.000
633 mil
ANTROPOLOGIA (desde o aparecimento dos hominídeos)
10.000
1.667
ARQUEOLOGIA (desde a primeira cidade, Jericó, há 11,5 mil anos)
12
2
GEO-HISTÓRIA (desde a invenção da escrita há 5,5 mil anos)
6
1

(*) – idade do universo (13,73 bilhões de anos)

Como são cinco disciplinas em 16 anos, cada uma pode ocupar 3,2 anos com filmes, vídeos e palestras para mostrar que a Terra nem vive no extremo catastrofista sem uniformidade, nem no extremo uniformitarista sem catástrofes. Seriam duas no ensino fundamental (geologia e paleontologia), uma no ensino médio ou segundo grau (antropologia) e duas no curso universitário (arqueologia e geo-história).

Mesmo que 50 % não se interessem e só 2,5 % de interessem pelos fundamentos, ainda assim são centenas de milhões no mundo se interessando em posteriores alargamentos.

Ò, que mundo está por vir! Se subsistir, é claro. SE durar, as perspectivas são excelentes em termos de despertar.

Serra, quinta-feira, 16 de agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário