sexta-feira, 26 de agosto de 2016


Como Identificar a Pujança da Frente Psicológica de Ondas

 

Com meus poucos recursos (os pesquisadores poderão fazer muito mais) concluí que no ciclo universal-terrestre, planetário no nível psicológico-p.3, a onda representativa com seus altos e baixos tem nos altos, nas fases de pujança, características bem notáveis que outros poderão estudar mais profundamente, dando maiores detalhes ou negando.

Já vi que a libertinagem corresponde às fases de recuo civilizatório, quando se está gastando o capital racional em emoções desbragadas: está prestes a ocorrer defasagem entre as necessidades futuras e as presentes condições de atendimento.

Como exemplo, coloquemos as atuais condições de superafirmação sexual e toda super-oferta de preparo de alimentos, de bebidas, de drogas e tudo que significa super-consumo dos sentidinterpretadores (os sentidos externos e os interpretadores externos). Hoje há esse distanciamento entre as possibilidades tecnocientíficas e do Conhecimento e as necessidades imediatamente futuras de atendimento, quer dizer, logo em seguida as pesquisas & os desenvolvimentos já não poderão atender as demandas. Diminuem os investimentos.

Nessas condições há afrouxamento moral, depravação, desleixo, abandono, desalento, devassidão, negligência.

Pelo contrário, naqueles períodos (como no período vitoriano, o reinado longo da rainha Vitória) em que as pessoas estão contidas há superoferta de conhecimento e tranqüilidade. Os geo-historiadores poderão perseguir essas faixas históricas e apontar os círculos geográficos onde (como nos breves períodos dos reinados longos de Augusto, de Ramsés II e outros) as duas coisas eram equivalentes, a saber, grande distância entre a frente de ondas do Conhecimento, e as necessidades como expressadas, e a bonança ética.

Se não estou errado, quando forem mapeadas as faixas históricas e os círculos geográficos veremos que a longa paz correspondeu sempre à grande afirmação do Conhecimento (são fases de ficção dita científica, aprofundamento da realidade, afirmação do futuro), contraposta à da falta (são fases de fantasia, fuga da realidade, afirmação do passado).

Quando os geo-historiadores traçarem toda a onda GH, creio que ficará bem nítido. Podemos chamar isso de delta-psicológico largo (o Conhecimento pode atender mais do que é pedido: ΔΨ).

Deve haver essa segunda onda de alargamento (moral elevada) e estreitamento (moral diluída, gozo dos sentidos, seguindo-se a conquista do conjunto).

Gostaria de ver esse estudo.

Seria interessante ver, país a país, nação a nação, inclusive para os conjuntos menores.

Serra, terça-feira, 17 de abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário