sexta-feira, 26 de outubro de 2018


A.E ψ

 

A.E é arquiengenharia.

Ψ é psicologia.

A conjunção quer dizer planejar os suportes da racionalidade:

·       Quem? (Figura ou psicanálise);

·       Para quê (Objetivos ou psico-síntese):

·       Com quê (Produção ou economia);

·       Como? (Organização ou sociologia);

·       O Quê (Quandonde, espaçotempo ou geo-história).

Quem vai morar ali?

A empresa entrevistava demoradamente as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos ou empresas) ou os AMBIENTES (construções destinadas às cidades-municípios, aos estados, às nações ou à representação mundial).

A que se destinava a edificação?

Quais as profissões de pai e mãe? Desenvolviam-nas fora ou dentro de casa? Eram empregados ou empregadores?

Enfim, a empresa tinha uma planilha de quesitos, uma lista grande de perguntas que percorria judiciosamente. Os arquiengenheiros psicológicos eram até enjoados, mas só faziam as perguntas que as pessoas, marcando na lista, achavam pertinentes.

UMA LISTA ENORME DE PERGUNTAS (em oito moldes diferentes para as pessoambientes)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Realmente, era chato demais, demorado demais, exasperante.

Contudo, deu excelentes resultados, porque as casas saíam leves, transparentes, translúcidas, brilhantes, luminosas, floridas, flutuantes, doces, coladas aos espíritos dos que as encomendavam.

Eles vasculhavam o entorno, a comunidade, procuravam planejar a casa não somente para a família como também para os amigos, para o tipo de atividade social que tinham e pensavam ter: iriam receber pessoas só para estar e ir embora ou para ficar e dormir? Pensavam fazer reuniões com os parceiros econômicos?

Enfim, faziam planejamento psicológico.

Treinavam as pessoas para conseguir o melhor para si e para os outros: procuravam fornecer uma lista de farmácias, supermercados, lojas próximas a que se poderia ir a pé ou de carro, pequenas distâncias.

Fizeram enorme sucesso, porque cada pessoa satisfeita fazia “propaganda de boca”.

Serra, terça-feira, 08 de maio de 2012.

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