terça-feira, 18 de setembro de 2018


Socioeconomia da Energia

 

A BANDEIRA ELEMENTAR

PÓLO
PATAMAR
SIGNIFICADO
Ar
Físico-químico
Importante
Água
Terra/solo
Fogo/energia
Fundamental
Vida
Biologia-p.2
Superior
Razão
Psicologia-p.3

Evidentemente tudo é movido a energia. As coisas só se movem com ela, é o cinzel que modela a matéria, porisso o resto é importante, mas a energia é fundamental, o planejamento deve começar por ela.

Na Terra as energias quase todas vem do Sol, exceto a gravitacional gerada pelo próprio planeta e o calor das porções sobrepostas sob pressão (a temperatura do interior da Terra, de 20 mil graus, é maior que a da superfície do Sol, de seis mil graus), bem como a energia de inércia do movimento em volta da estrela, que não pode ser aproveitada sem danos e que é cedida pelo astro.

AS FORMAS DE ENERGIA (tais como vistas pela quase generalidade das pessoas; na realidade elas devem ser somente quatro e no resumo do resumo duas, energia potencial estocada e energia em uso, do movimento)

ENERGIA POTENCIAL
ENERGIA CINÉTICA
(Por exemplo, gravitacional)
(Por exemplo, inercial)

É claro também que o Ceará depende FUNDAMENTALMENTE de energia e deve fazer seu dever de casa mapeando todas as formas utilizáveis lá.

AS FORMAS UTILIZÁVEIS QUANTO À BANDEIRA ELEMENTAR

FRAÇÃO DE BANDEIRA
LEVANTAMENTO DE PESOS
(Qual a importância de cada uma na MATRIZ ENERGÉTICA do Ceará?) – todas elas são cedidas pelo Sol.
Cinepotencial do ar.
 
Cinepotencial da água.
 
Cinepotencial da terra/solo.
 
Cinepotencial do fogo/energia (estocado, p. e, sob a forma de petróleo, xisto, carvão, madeira, álcool e outras CAIXAS DE POTENCIAL).
 
Cinepotencial da Vida geral.
(A vida acumula: os seres humanos são trófico-dependentes, enquanto as plantas são trófico-independentes, elas mesmas produzem sua energia).
 

O CINEPOTENCIAL DO AR (o Sol incide no ar e os diferenciais de temperatura, pelas leis da termomecânica, fazem-no movimentar-se, gerando o vento, que é aproveitado na chamada “energia eólica”) – muitos se lançaram à frente desde 1973 no primeiro choque do petróleo e desde 1979, no segundo deles; adiantaram-se bastante, mas a vantagem de chegar atrasado é que não precisamos pagar o custo inicial nem passar pelos aborrecimentos; em compensação pagamos direitos de patentes, a menos que inventemos.

Fora dos tufões, bons ventos.

Se você está numa casa da caatinga pode colher alguns galhos aqui e acolá, mas isso não serve à industrialização, não serve a um estado, não serve sequer a um município ou indústria.

Estados são estamentos superiores do ser-ter-estar.

Não se pode lidar com eles como lidamos com pessoas.

AS LIDERANÇAS EVIDENTES DO CEARÁ (a velha guarda foi ultrapassada pelos avanços do Ceará, do Brasil e do mundo)

CIRO GOMES (1957)
TASSO JEREISSATI (1948)

Se essas novas lideranças vão ser competentes para enxergar a totalidade das oportunidades e andar não sei.

Serra, quinta-feira, 08 de novembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário