sexta-feira, 21 de setembro de 2018


O Desvio Separador e a Natureza Envasada

 

Como vimos neste livro em A Queda na Escolha, pode ser que seja só mito bíblico, mas há coerência filosófica e, aliás, de todo o Conhecimento (mágica/artística, teológica/religiosa, filosófica/ideológica, científica/técnica e matemática). Pois, segundo o mito, Adão e Eva ao desejarem e comerem a maçã optaram automaticamente pela independência de atos, pelo arbítrio = ESCOLHA = DESVIO = QUEDA = QUERER. Apartaram-se de Deus e da plena consciência, da visão total (que é, afinal de contas, o Paraíso, estar imerso na totalidade visional).

O Paraíso, conforme pude ir progressivamente vendo, não é apenas um lugar hipotético, é uma CONDIÇÃO, primeiramente a de não ter saído e depois, potencialmente, a de ser absorvido ou reabsorvido pelo não-natural e ter de ficar na racionalidade que significa trânsito compreensivo e só potencialmente compreensão verdadeira em A Verdade, Deus, o lado compreensivo não-finito de Deus-i-Natureza.

É porisso que no mito Adão vê Eva, e Eva também o vê, e vêem ambos que “estão nus”, eles se enxergam como separados (tanto um em relação ao outro como em relação a Deus).

A SEPARAÇÃO DE ADÃO E EVA: A PROGRESSÃO DA QUEDA

PARAÍSO
(Imersão)
(Adão, antes de vacilar e pedir a presença de Eva)
ÁRVORE
(Racionalidade e pares polares oposto-complementares, p. e., bem e mal)
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxJqQvmOnFnjsrTkR2L94Zl1WEVr66cK6duluPR6pXEoFmzsDXgJmegmFS9fVY4O2jS_mdUbZQMv5aLgNQKwOsa3zL01vBGOgnWS4bdCPYlJBxwSKWi0jKJKkKZY7ijvzn8oCxD4eLyMY/s320/2-b.jpg
(A da eternidade é essa grandinha, é mais difícil alcançar o topo, principalmente se depender de empréstimo de banco)
CONVERSÃO-DECISÃO, MAÇÃ
Descrição: http://api.ning.com/files/r-y9Kw3f9EqUCBZs8HcB0tn*5pOhqrbqqNGFAbVf-7g_/AdamEva.jpg
(o Serpente, marqueteiro do PT)
COMPREENSÃO DA SEPARAÇÃO
(Eva nua, sem compreender ainda a separação)
PUNIÇÃO
(Fechamento)
(Enfrente se quiser)
EXCLUSÃO
Descrição: http://pt.dreamstime.com/milao-catedral-expulsao-do-paraiso-thumb21312793.jpg
(Sem direito a FGTS: justa causa)

É inteligível.

A separação irreversível dos racionais (fechamento na incapacidade fundamental da razão de chegar À Verdade, e o constrangimento e a angústia de nunca ficar realmente satisfeito e pleno, nunca ver a totalidade).

Vem então a outra questão: de separação em separação o isolamento atingiu a contenção da Natureza vasta em vasos de flores.

O BLOQUEIO DA NATUREZA

CERCAS DE GADO
O gado fica do lado de fora.
MUROS
Tente chegar lá.
GRADES
E vão te conduzindo...
VASOS DE FLORES
fotos-mulheres-bonitas-3
Nem todos podem cheirar.

E tudo mais.

Remontar agora à liberdade original é difícil, já que tudo de humano em 300 mil anos ou mais teria de ser refeito. Ainda mais difícil seria retornar ao Paraíso mitológico. Como disse Clarice com outras palavras, cercas delimitando cantos que não seriam cantos se não fossem as cercas arbitrárias, quer dizer, escolhidas.

Como desfazer todos esses milhares de anos de separações cada vez mais profundas?

Esse é o verdadeiro desvio, a verdadeira queda: a separação.

Evidente que se não houvesse separação desde o início o curso político (escravismo, feudalismo, capitalismo, socialismo, comunismo, anarquismo) não se teria sequer posto.

Serra, terça-feira, 02 de outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário