quinta-feira, 20 de setembro de 2018


A Glândula Pineal

 

Em Nigel Warburton, p. 63 e seguintes ele fala de René Descartes no capítulo 11 Estaríamos sonhando? Na página 66/7 coloca: “Descartes acreditava que a mente era capaz de produzir efeitos no corpo e vice-versa, porque os dois interagiam em determinado ponto no cérebro – a glândula pineal. Contudo, seu dualismo o deixou com sérios problemas sobre como explicar que uma coisa não física, a alma ou mente, produza mudanças em uma coisa física, o corpo”.

O MODELO PIRÂMIDE TEM DOIS LADOS E UM CENTRO

MATÉRIA
MATERENERGIA
Corpomente
ENERGIA
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkSavNb887MOwB9J5l4b3JEXwHkrnswpXb41vsYpRb0ivQBmIF9QQ79GlE-7UZbcMr3z7M2stLZRbTC_PhSqWfijWGjc9ZMioA5ygCXluQsSDx-L0mYt8dW_nGiQOhKJmsStadxZeBTD2N/s1600/8mudancas_fis_materia.jpg
Descrição: http://www.florianonet.com.br/eficienciaenergetica/images/formasdeenergia.JPG
Mente
Corpo

O MP não sente dificuldade nenhuma.

É perfeitamente integrado, pois não existem separadamente matéria e energia e sim conjuntamente materenergia, de que a forma lenta é matéria e a forma rápida é energia.

São formas, modos operativos.

Não há corpo separado de mente/alma, há corpomente de que o corpo é uma visão, material, palpável, substantiva, e mente, que é uma visão ideal, impalpável, abstrata.

Não é preciso nenhum órgão especial através do qual se dê o laço ou ligação, um ponto, um pixel, um espaço ao mesmo tempo mente e corpo, e só ali, até porque isso recuaria a no corpo haver um coordenador de ligação e na mente igualmente, e assim sucessivamente, contaminando tudo. É MUITO MAIS SIMPLES: tudo que é matéria já é energia, tudo que é espaço já é tempo, tudo que é corpo já é mente – tudo está umbilicalmente ligado, os dois lados do corpo são um e o mesmo, corpo e mente (não existe corpo esquerdo e corpo direito, há corpomente central com esquerda e direita).

Entretanto, isso pode levar a um filme (e livro prévio) de fantasia ou de ficção científica no qual há uma universidade inteira desenvolvendo a glândula pineal como acionadora de um portal que leve ao Mundo da Mente, o lugar diferente, em que tudo é ideal ao modo cartesiano ou platônico.

Estabelecem-se as confusões, as perseguições clássicas, as pseudo-demonstrações, os perigos vindos do uso indevido.

Há nas prateleiras da Biblioteca Central da Unipineal vários pseudo-títulos “esclarecedores” muito enganadores sobre os pseudo-desenvolvimentos (os tecnocientistas e os filoideólogos podem criá-los) das pseudo-pesquisas sobre a glândula pineal.

Serra, quinta-feira, 27 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário