Os Professores do
Anel
Veja neste Livro 216 O Novo Professor e os artigos encadeados para trás, se desejar,
para remontar a seqüência de apontamentos.
Os professores são LENTES, como eram chamados
anteriormente – tanto de diminuição ou redução útil e correta quanto de
ampliação sem distorção. Eles são “abridores”, abrem caminho, dilatam a
posteridade, redimensionam o futuro dando expectativas aos infantes.
DUPLO
FUNIL
![]() |
Abrindo ou aumentando rumo ao futuro
|
Ensinaprendizado: encontro das respostas
dos professores com as perguntas dos alunos
|
|
Reduzindo proporcionalmente o mundo
|
Como o documentário disse, Júlio Verme
alimentou gerações de engenheiros nos 150 anos transcorridos; e assim são os
artistas todos, especialmente os prosódicos, e em particular os da fantasia para
a emoção e da FC para a razão, como também os professores.
Ora, os professores são os jardineiros da
origem (vale o ditado: “pau que nasce torto morre torto”) e se não formos com
sabedoria - todos e cada um - bem cuidados na infância qual é a chance de crescermos
direito? É preciso alimentar de ar, de água, de terra/solo, de fogo/energia, de
vida e de racionalidade na medida correta, judiciosa, no tempo certo. Além
disso, como ficou posto, os professores são psicólogos (embora não sejam vistos
assim) e devem construir indivíduos proporcionais às famílias, grupos e
empresas, segundo o projeto cultural; isso não é fácil, de modo algum – então,
como remunerar mal a eles, como não dar formação adequada a toda esperança, como
não abrir o leque deles?
É difícil um cego guiar outro cego.
Por serem tão jovens as crianças são cegas de
futuro e se os professores não possuem um passado bem largo, como imaginarão
com largueza o futuro? Como prepararão no ensino com respostas as crianças para
fazerem no aprendizado perguntas profundas?
A banalização da educação dos primeiros anos
é incompreensível, exceto se imaginarmos destinar-se à perversão das mentes
jovens.
Vitória, quinta-feira, 12 de julho de 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário