quarta-feira, 22 de agosto de 2018


Os Milhares de Guardas Diurnos que Vigiam a Construção

 

Andávamos na rua pouco depois de seis horas da manhã Silas (o cachorro labrador Pink nose de Gabriel) e eu quando os guardas noturnos estavam indo embora: de dia ninguém precisa de guardas.

Por quê os ladrões não circulam durante o dia?

Não é por causa da luz.

É porque quase todos estão acordados. Embora não propriamente vigilantes, olham e se vissem algo de suspeito a maioria falaria ou chamaria a polícia. São os guardas passivos do dia, os guardas não contratados, a proteção passiva que todos temos e não sentimos; não pensamos nela porque é trivial e oculta a grande importância do coletivo de produçãorganização no seio do qual vivemos.

Friso muito isso, a presença do coletivo.

Insisto.

O QUE VOCÊ GUARDA? (no dicionário Aurélio Século XXI)

[Do germ. warda, ou dev. de guardar (q. v.).] S. f. 1. Ato ou efeito de guardar; vigilância, cuidado, guardamento. 2.        Fig. Proteção, amparo, favor, benevolência. 3. Resguardo da mão, na arma branca. 4. Posição de defesa, na esgrima. 5.            Vara que o podador conserva na videira. 6. Serviço de vigilância desempenhado por uma ou mais pessoas. 7. Sentinela (4). 8. Encad. Cada uma das folhas de papel, branco marmoreado, de fantasia, etc., dobradas ao meio e coladas no princípio e no fim de um livro, para consolidar a encadernação, proteger a primeira e a última folha dos cadernos, e proporcionar ao volume acabamento correto. [Cf. resguardo (6) e salvaguarda (6).] 9. Encad.  Restr. A parte da guarda (8) que se cola à capa. [A que fica solta chama-se contraguarda.] 10. V. andar (25). S. m. 11. Homem encarregado de vigiar ou guardar alguma coisa; vigia, vigiador, sentinela.

Coletivamente estamos construindo algo, a Terra, neste momento a globalização, a reunião do planeta como um só, a sede da humanidade.

Precisamos avaliar melhor isso.

SEMINÁRIO DE VIGILÂNDIA OU GUARDA SUSTENTÁVEL (são tarefas completamente distintas)

·       GUARDA DE PESSOAS:

1.       De indivíduos;

2.       De famílias;

3.      De grupos;

4.      De empresas (agropecuárias-extrativistas, industriais, comerciais, de serviços e bancárias – na linha das menos pesadas às mais leves, virtuais);

·       GUARDA DE AMBIENTES:

5. de cidades-municípios;

6. de estados;

7. de nações;

8. de planetas (vem daí a necessidade de criar uma guarda planetária, ainda não visualizada).

Devemos reavaliar.

Vitória, domingo, 01 de julho de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário