quarta-feira, 22 de agosto de 2018


No Tempo em que Enfrentei Bilhões de Adversários

 

OS ADVERSÁRIOS A ENFRENTAR (as pessoambientes se colocam como adversárias) – embora os ativos sejam muito mais dinâmicos o modelo diz que ambos os lados causam igual quantidade de danos, porque aos ativos nos opomos por sabermos de onde vêm os agravos, enquanto os passivos são sombrios, agem na escuridão.

ATIVOS
PASSIVOS
[Do lat. activu.] Adj. 1. Que exerce ação; que age, funciona, trabalha, se move, etc. 2. Apto a agir, funcionar, etc., com rapidez, prontidão. 3. Que se caracteriza principalmente pela ação, pelo movimento, pela diligência; vivo, ágil, enérgico, rápido (em oposição a lento, lerdo). 4. Que tem participação ou influência; participante, atuante. 5. Muito forte; intenso, vivo.
[Do lat. passivu.] Adj. 1. Que sofre ou recebe uma ação ou impressão. 2. Que não atua; inerte; indiferente, apático.

·       PESSOAIS:

1.       Indivíduos;

2.       Famílias;

3.      Grupos;

4.      Empresas;

·       AMBIENTAIS:

5. cidades-municípios;

6. estados;

7. nações;

8. planetas.

Além desses todos há a gente mesmo, nós, você e eu que pelas nossas atitudes somos também nossos próprios adversários.

E em particular todo aquele que escreve, seja prosa ou poesia; a prosa ficção, fantasia ou FC, seja crônica ou o que for sempre estará descontentando alguém, sempre favorecerá um pensamento em detrimento de outro, que se lhe oporá, pois o universo é feito de oposições-complementações, de pares polares oposto-complementares de soma zero 50-50 gregos-troianos: estar agradando um lado é equivalente a estar desagradando outro.

Assim, como estou agoraqui no Livro 215, cada qual com 50 artigos (exceto os primeiros, depois compensados), isso significa pelo menos (214 x 50 =) 10.700 contra-ataques (para quem pensar que é ataque), sem falar nas subdivisões internas e nos livros do modelo, das posteridades e das ulterioridades. Só doido para sair da tranqüilidade e em nome de falar algo que pode servir a alguém enfrentar tantos dissabores da oposição e até oposição ferrenha!

Vitória, sexta-feira, 29 de junho de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário