quarta-feira, 22 de agosto de 2018


Esquemática das Músicas

 

Na Rede Cognata música = MÁSCARA = MODELO = EXTERIOR = ESTRUTURA = ESTUDO (é inadequado dizer “estudo musical”, é redundância) = MUNDO e segue. Esquemática = MATEMÁTICA = ASTRONÁUTICA, esquema = MATEMA.

Assim, esquemática das músicas = MATEMÁTICA DAS ESTRUTURAS = ASTRONÁUTICA DOS MUNDOS e segue, assim como se viajar dependesse de entender de músicas. Em todo caso, entender de músicas é entender de estruturas; desse modo, o que a RC está dizendo é que um engenheiro especializado em cálculo estrutural deveria ser capaz de fazer músicas e vice-versa: que o cálculo estrutural (= GERADOR MUSICAL) deveria ter beleza musical.

REDEFININDO A MÚSICA (no dicionário Aurélio Século XXI)

Esquemática
[De esquema + -ático.] Adj. 1. Referente a esquema. 2. Feito por esquema. 3. Que registra o plano do objeto, mas não a forma dele. 
Estrutura
[Do lat. structura.] S. f. 1. Aquilo que é, ou foi construído; obra de construção. 2. Conjunto formado, natural ou artificialmente, pela reunião de partes ou elementos, em determinada ordem ou organização. 3. A parte, ou conjunto das partes mais resistentes de um corpo, etc., que determina sua disposição espacial, e lhes dá sustentação. 4. Constr.  A parte, ou o conjunto das partes de uma construção que se destinam a resistir a cargas; armação, esqueleto, arcabouço. 5. Fig. O que é mais fundamental, ou essencial, estável e relevante (por oposição ao que é acessório, ocasional, ou variável).  6. A disposição dos elementos ou partes de um todo; a forma como esses elementos ou partes se relacionam entre si, e que determina a natureza, as características ou a função ou funcionamento do todo. 7. O modo como uma sociedade, ou uma esfera específica da vida social, está organizada, em função das instituições básicas e das atividades e relações que vigoram entre estas: 2   [Cf., nesta acepç. Estrutura social. ] 8. Conceito teórico das ciências humanas e sociais do século XX (como a lingüística, a psicologia, a antropologia e os estudos literários), formulado diversamente segundo os distintos autores e correntes, mas cujo núcleo é a formalização da idéia de estrutura (6 e 7) como um sistema de relações abstratas que forma um todo coerente, que subjaz à variedade e variabilidade dos fenômenos empíricos, e é tomado como atributo interno da realidade, constituindo, por isso, objeto privilegiado da análise. [Cf., nesta acepç., estruturalismo (1 a 3).] 9. Citol. Disposição linear dos genes no cromossomo. 10. E. Ling. Sistema (16) que compreende elementos ordenados e relacionados entre si de forma dinâmica; forma. 11. Lóg. Forma (19). 12. Med. Um todo, considerada a forma por que se dispõem as partes que o constituem. 13. Moç. Pessoa que dirige ou coordena qualquer entidade governamental. 14. Mús. Concr. O conjunto dos materiais sonoros (células, notas complexas, notas comuns) que o compositor coleciona para a execução da obra planejada. 15. Quím. Disposição espacial dos átomos em uma substância, ou em uma molécula; aquilo que é representado por uma fórmula estrutural. 16. Quím. P. ext. Fórmula estrutural das moléculas de uma substância.

Era para isso que Pitágoras desde o início - há 2,5 mil anos - estava apontando; se tivesse seguido a trilha dele a humanidade teria prosperado muito mais rapidamente. Tudo teria sido entendido como soma de ondas e seria muito mais simples tratar da realidade.

Por outro lado, as músicas teriam rendido composições fantasticamente harmônicas, que nos agradariam tremendamente mais. E pacificariam também, tudo tratado com equações e não através da difícil arte da inspiração. Tratamentos psicológicos dos seres humanos e biológicos de primatas, animais, plantas e fungos teriam sido categoricamente mais fáceis.

Então, de fato, estamos ainda ANTES DE PITÁGORAS em termos musicais conceituais, embora haja toda essa prática extraordinária dos mais recentes 400 anos, popularmente desde os mais recentes 100 anos.

Foi de tudo uma pena terem zombado de Pitágoras e se desviado dele.

Vitória, terça-feira, 03 de julho de 2007.

 

PITÁGORAS COMO ESTRUTURADOR (ele ouvia a música das esferas = MODELO DOS NÚMEROS)

Pitágoras foi um filósofo, místico, líder religioso e matemático nascido na ilha de Samos em 560 a.C. e falecido em 480 a.C.
MUNDO DOS FILÓSOFOS
 
Pitágoras de Samos
Pitágoras, o fundador da escola pitagórica, nasceu em Samos pelos anos 571-70 a.C. Em 532-31 foi para a Itália, na Magna Grécia, e fundou em Crotona, colônia grega, uma associação científico-ético-política, que foi o centro de irradiação da escola e encontrou partidários entre os gregos da Itália meridional e da Sicília.

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