Esquemática das
Músicas
Na Rede Cognata música = MÁSCARA = MODELO =
EXTERIOR = ESTRUTURA = ESTUDO (é inadequado dizer “estudo musical”, é
redundância) = MUNDO e segue. Esquemática = MATEMÁTICA = ASTRONÁUTICA, esquema
= MATEMA.
Assim, esquemática das músicas = MATEMÁTICA
DAS ESTRUTURAS = ASTRONÁUTICA DOS MUNDOS e segue, assim como se viajar
dependesse de entender de músicas. Em todo caso, entender de músicas é entender
de estruturas; desse modo, o que a RC está dizendo é que um engenheiro
especializado em cálculo estrutural deveria ser capaz de fazer músicas e
vice-versa: que o cálculo estrutural (= GERADOR MUSICAL) deveria ter beleza
musical.
REDEFININDO
A MÚSICA
(no dicionário Aurélio Século XXI)
Esquemática
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[De esquema + -ático.] Adj. 1. Referente a
esquema. 2. Feito por esquema. 3. Que registra o plano do objeto, mas não a
forma dele.
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Estrutura
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[Do lat.
structura.] S. f. 1. Aquilo
que é, ou foi construído; obra de construção. 2. Conjunto formado, natural ou
artificialmente, pela reunião de partes ou elementos, em determinada ordem ou
organização. 3. A parte, ou conjunto das partes mais resistentes de um corpo,
etc., que determina sua disposição espacial, e lhes dá sustentação. 4.
Constr. A parte, ou o conjunto das
partes de uma construção que se destinam a resistir a cargas; armação,
esqueleto, arcabouço. 5. Fig. O que é mais fundamental, ou essencial, estável
e relevante (por oposição ao que é acessório, ocasional, ou variável). 6. A disposição dos elementos ou partes de
um todo; a forma como esses elementos ou partes se relacionam entre si, e que
determina a natureza, as características ou a função ou funcionamento do todo.
7. O modo como uma sociedade, ou uma esfera específica da vida social, está
organizada, em função das instituições básicas e das atividades e relações
que vigoram entre estas: 2 [Cf.,
nesta acepç. Estrutura social. ] 8. Conceito teórico das ciências humanas e
sociais do século XX (como a lingüística, a psicologia, a antropologia e os
estudos literários), formulado diversamente segundo os distintos autores e
correntes, mas cujo núcleo é a formalização da idéia de estrutura (6 e 7)
como um sistema de relações abstratas que forma um todo coerente, que subjaz
à variedade e variabilidade dos fenômenos empíricos, e é tomado como atributo
interno da realidade, constituindo, por isso, objeto privilegiado da análise.
[Cf., nesta acepç., estruturalismo (1 a 3).] 9. Citol. Disposição linear dos
genes no cromossomo. 10. E. Ling. Sistema (16) que compreende elementos
ordenados e relacionados entre si de forma dinâmica; forma. 11. Lóg. Forma
(19). 12. Med. Um todo, considerada a forma por que se dispõem as partes que
o constituem. 13. Moç. Pessoa que dirige ou coordena qualquer entidade
governamental. 14. Mús. Concr. O conjunto dos materiais sonoros (células,
notas complexas, notas comuns) que o compositor coleciona para a execução da
obra planejada. 15. Quím. Disposição
espacial dos átomos em uma substância, ou em uma molécula; aquilo que é
representado por uma fórmula estrutural. 16. Quím. P. ext. Fórmula estrutural
das moléculas de uma substância.
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Era para isso que Pitágoras desde o início -
há 2,5 mil anos - estava apontando; se tivesse seguido a trilha dele a
humanidade teria prosperado muito mais rapidamente. Tudo teria sido entendido
como soma de ondas e seria muito mais simples tratar da realidade.
Por outro lado, as músicas teriam rendido
composições fantasticamente harmônicas, que nos agradariam tremendamente mais.
E pacificariam também, tudo tratado com equações e não através da difícil arte
da inspiração. Tratamentos psicológicos dos seres humanos e biológicos de
primatas, animais, plantas e fungos teriam sido categoricamente mais fáceis.
Então, de fato, estamos ainda ANTES DE
PITÁGORAS em termos musicais conceituais, embora haja toda essa prática
extraordinária dos mais recentes 400 anos, popularmente desde os mais recentes
100 anos.
Foi de tudo uma pena terem zombado de
Pitágoras e se desviado dele.
Vitória, terça-feira, 03 de julho de 2007.
PITÁGORAS COMO
ESTRUTURADOR
(ele ouvia a música das esferas = MODELO DOS NÚMEROS)
Pitágoras foi um filósofo, místico, líder
religioso e matemático nascido na ilha de Samos em 560 a.C. e falecido em 480
a.C.
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