terça-feira, 21 de agosto de 2018


Antes Eles do que Nós

 

Quando eu estava metaforicamente agonizando no curso de Física lá por 1980 ia à Biblioteca da UFES para pegar livros e aproveitava e via as figuras das revistas americanas (dado não saber ler inglês) e já apareciam as páginas plastificadas que vemos agora por aqui, digamos na Scientific American, ou em anúncios como este que anexarei. Eu ficava espantadíssimo.

O BRASIL É UMA PIADA (falado é mais engraçado)

Dois mineirinhos do interior conversam.
PRIMEIRO – Cumpadre, você é a favor de nu deis?
SEGUNDO – Sei não, cumpadre, sou homem da roça, temente a Deus, num entendo disso não.
PRIMEIRO – Pois eu sou a favor.
SEGUNDO – É, cumpadre?
PRIMEIRO – Sou. Antes nu deis que no nosso, né?

Do mesmo modo: antes eles do que nós. Eles chegam às coisas antes de nós, até porque são eles que inventam e nós só copiamos; e porque são mais ousados.

O que significa essa ousadia?

É destemor diante do futuro. Isso vem de enfrentar continuamente perigos, no que foram treinados pelo território novo e hostil; mas os ascendentes brasileiros também foram. Havia índios lá, mas aqui também. A diferença pode ser que lá há frio mortal durante seis meses e as pessoas precisam acumular para o inverno, o que significa poupança. De fato, todo lugar onde a morte ronda mais é mais desenvolvido. É a regra, mas não regra geral, pois quando a Índia era mais desenvolvida que o resto do mundo lá era quente, não era frio, bem como, mais recuado ainda, o Egito antigo ou a Suméria ou tantos lugares. Frio parece mais um ator coadjuvante que vai bem quando há um bom roteiro e um diretor experto.

Parece mais ser questão de ímpeto cultural ou do povelite, povo e elites, tanto o primeiro quanto as segundas, o primeiro com trabalho e as segundas com pensamento. Tudo parece estar ligado a ousadia e grandes projetos, a confiança no próximo.

DE-FINIÇÕES (a que fins desejamos chegar?) (dicionário Aurélio Século XXI)

Ousadia
[De ousado + -ia1.] S. f. 1. Qualidade de ousado; coragem, destemor, arrojo, galhardia. 2. Temeridade, imprudência. 3. Audácia, petulância, atrevimento.
Confiança
[De confiar + -ança.] S. f. 1. Segurança íntima de procedimento. 2. Crédito, fé. 3. Boa fama. 4. Segurança e bom conceito que inspiram as pessoas de probidade, talento, discrição, etc. 5. Esperança firme. 6. Pop. Familiaridade (3). 7. Pop. Atrevimento, petulância. 8. Bras. Atos libidinosos; licença.

Essa OUSADIA COMPARADA, essa CONFIANÇA COMPARADA ainda não foi estudada pelos psicólogos, nem os brasilianistas (estrangeiros que nos estudam) nem os nativos, porisso eles não atinam com a solução.

Vitória, sábado, 30 de junho de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário