domingo, 15 de julho de 2018


O PT de Mau Amor ou O Que Podemos Saber de Coser ou Costurar

 

Há uns 20 dias contando de agora o jornal local A Gazeta entrevistou algumas pessoas sobre o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) de 2007 de Vitória, capital do Espírito Santo, pois para alguns o imposto tinha multiplicado por 3,5 (eles dizem “tinha subido 350 %”), tendo a PMV Prefeitura Municipal de Vitória alegado depois que foi de um galope só reajuste devido a 10 anos de defasagem. O vereador Luciano Resende aproveitou a deixa e como um dos únicos opositores do prefeito aderiu prontamente. Moradores dos bairros em suas associações fizeram reuniões e tocaram lenha na fogueira, exigindo do prefeito redução do reajuste.

Este - prefeito do PT Partido dos Trabalhadores João Carlos Coser - fincou pé: colocou propagandas na mídia justificando o aumento e dizendo que das talvez 100 mil residências do município quase totalmente urbanizado mais de 40 % - umas 43 mil - tinham sido isentadas, ou seja, ele e sua equipe tinham visado beneficiar os pobres, fazendo a classe média, os médio-altos e os ricos pagarem. Tornou-se jocoso e no jornal de hoje, 13/03/07, numa prova irritante de mau humor e péssima administração disse “quem dá aos pobres empresta a Deus”, negando-se terminantemente a voltar atrás. A Gazeta deu mais cobertura, tanto no jornal quanto na TV, fazendo pipocar as entrevistas, inclusive do nada bem-quisto ex-governador e ex-prefeito Vitor Buaiz. O atual prefeito voltou a ser entrevistado e afirmou ser muito custoso voltar atrás e deu várias razões porque iria permanecer firme.

Em todo caso, sabemos que é maquiavélico, pois adotou as atitudes ruins todas juntas, como aconselhou Nicolau Maquiavel em O Príncipe.

COSER (no dicionário Aurélio Século XXI)

[Do lat. vulg. *cosere, por consuere. ] V. t. d. 1. Unir com pontos de agulha; costurar. 2. Cir. Unir por ponto1 (33) as bordas de (uma estrutura); costurar. 3. Bras. Dar facadas em; esfaquear, costurar. V. t. d. e i. 4. Unir, encostar. V. int. 5. Fazer trabalho de costura; costurar. V. p. 6. Fazer ou consertar, cosendo, a própria roupa. 7. Unir-se, encostar-se muito a alguma coisa ou pessoa. 

Ele é descendente de italiano do município de Santa Teresa e não sei o que significa seu nome, é apenas um trocadilho para dizer que ele não sabe costurar as decisões. E vejo que toma “decisões técnicas”, não ama seu povo, não tem relação amorosa com o povelite de sua cidade adotiva.

Não estou falando propriamente dele ou dos tributos, porque cada qual é um caso apenas; e sim do conjunto de casos de desamor através dos 5,5 mil municípios (diz Gabriel que outros 700 serão criados, talvez para constituírem feudos da “caixinha”) brasileiros. Quão imprudentes são os governantes do Executivo geral em seu trato com os povelites respectivos dos AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e mundo)?

Vitória, terça-feira, 13 de março de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário