terça-feira, 3 de julho de 2018


Médico de Tela

 

Como já citei, o interessantíssimo livro Qual é o Seu Problema? (Guia Médico da Família: guia para você reconhecer melhor os sintomas e identificar situações de emergência médica), São Paulo, Nova Cultura, 1994 sobre base inglesa de 1992, coloca diagramas sim/não.

SENÃO...


No papel não se pode avançar a contento, porque todas as caixas estão visíveis ao mesmo tempo; na tela de computador, sim, pois cada caixa pode aparecer sequencialmente, seguindo-se uma trilha só de cada vez, identificando mesmo os sintomas por escolha de semelhança.

Além disso, a cada passagem podem ser mostrados os vários sistemas biológico-psicológicos humanos, por exemplo, pele, o que não caberia no papel, já que ficaria muito extenso e não poderia ser impresso, dado ninguém ter dinheiro suficiente para comprar, fora os muito ricos (que não teriam tempo de consultar). No computador todos podem contribuir do mundo inteiro, todo o tempo, com qualquer grau filtrável de conhecimento, como na Wikipédia. Fotografias coloridas, inviáveis no papel, podem ser fartamente exibidas e circular à velocidade da luz.

Os governos demoram a reagir às oportunidades por existirem tantos medalhões ou estrelonas se exibindo, em vez de trabalhar pelo povelite ou nação ou cultura, preocupando-se consigo mesmo, seus filhos e esposas (ou maridos), seus amigos, seus parentes, seus companheiros, tudo seu – em lugar de pensar no coletivo. Não fosse o oportunismo e a preguiça congênita deles poderíamos já ter um instrumento PÚBLICO excepcional.

Vitória, sexta-feira, 02 de fevereiro de 2007.

SISTEMATIZANDO

Corpo humano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O corpo humano é uma máquina biológica complexa, cujo funcionamento e constituição é quase inteiramente idêntico ao funcionamento e constituição dos corpos de outras espécies de animais, particularmente aquelas que estão evolucionariamente mais próximas do Homem (os mamíferos, entre estes os primatas, e entre estes os macacos antropóides).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário