terça-feira, 3 de julho de 2018


Galícia e Portugal

 

DOIS-EM-UM (ou dois separados quando deveriam estar juntos; para não diminuir a Espanha poderia ser um caso de a mesma nação pertencer a dois países)


As línguas são parecidíssimas, eu não sabia: lá substituem o J por X e diriam, não sei, hoxe em lugar de hoje.

Na rede Cognata:

·       Galícia = GREGO = CEGO = CÍRCULO = CICLO = CALADA e segue;

·       Portugal = PALAVRA = SANTO = SOBERBO = SUBIDA = PARTIDA = PAREDE = ENÉRGICO = ANJO = PERFEITO e segue;

·       Galiza (outra forma da palavra) = COMEÇO = ALFA = CAMPEÃO = ADÃO = GÊNESIS = CAMPO e segue.

Eis aí algo que sempre existiu desde a separação de Portugal lá por 1150 e eu não sabia. Vale a pena obter um acordo com a Espanha para permitir a incorporação LINGUÍSTICA dos galegos, com dupla cidadania hispano-lusófona, inclusive dupla cidadania real brasileira (pois os portugueses implicitamente têm).

Vitória, quarta-feira, 07 de fevereiro de 2007.

GALÍCIA (a parte de Portugal que não se tornou independente da Espanha)

Galícia ou Galiza, comunidade autônoma espanhola situada na extremidade noroeste da península Ibérica. Limita-se ao norte com o golfo de Biscaia ou mar Cantábrico, a oeste com o oceano Atlântico, a leste com as comunidades autônomas do Principado de Astúrias e Castela e León, e ao sul com Portugal. Seu nome provém da época do império romano, quando o imperador Diocleciano criou a província de Gallaecia, no século III d.C. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
BILEGAO Brasil fala a língua galega
http://www.agal-gz.org/modules.php?name=IndyNews&MediaOp=show&idMediaAss=s3076&MediaName=terra_lingua_06.jpg&MediaNum=1Legaliza a Nossa Língua: VI Ediçom do Festival da Terra e da Língua
Sexta, 28 Julho 2006 (19:11)
Moinho do Pedroso – Narom, 28 e 29 de Julho de 2006
PGL.- A VI Ediçom do Festival da Terra e da Língua, organizado pola Fundaçom Artábria, bate o ponto no nosso próprio idioma. Tal qual indicam no site oficial do festival, sob a legenda «LEGALIZA A NOSSA LÍNGUA», o evento deste ano pretende «reivindicar o Galego como a Língua do nosso país», e perante a preocupaçom pola continua perda de falantes, visa «conscienciar a gente de que a defensa do nosso idioma supom a defensa da nossa cultura e, claro, do nosso povo».
Língua galega
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Galego ou Português da Galiza

Falado em:

Espanha (Galiza, Astúrias (zona ocidental), Castela e Leão (El Bierzo) e por emigrantes galegos na diáspora.

Total de falantes:

3 a 4 milhões

*   

Nenhum comentário:

Postar um comentário