quinta-feira, 5 de julho de 2018


Ecodimensões

 

ECODISCO: um CD ou DVD com tudo sobre ecologia, desde endereços de organizações governamentais até as de ONGs (organizações não-governamentais), leis, locais de ecotrilhas, eco-ensinaprendizado, sócioeconomia da ecologia, criação de santuários, eco-sociedades, ecoplanejamento, desenvolvimento biológico, eco-investimentos, ecoparcerias, eco-motivação e muita coisa que pode ser colocada.

ECOECONOMIA: toda a lista de empresas que estão entrando na geração de empregos na proteção, na recuperação, na produçãorganização da ecologia nova, na eco-multiplicação, na renovação, na recriação do passado e criação do futuro e assim por diante. Toda a lista de governempresas associados com a sócioeconomia ecológica.

ECOTEL: hotel-ecológico, aonde as pessoas irão para ficar em meio à Natureza biológica-p.2 intocada ou recuperada para ver filmes, para ouvir palestras, para andar em trilhas ecológicas, para ver as pesquisas & desenvolvimentos teóricos & práticos, para saber como investir, para se juntar a outros no sentido da proteção.

ECO-ESINAPRENDIZADO: escolas de co-relação ambiental e ecológica, de sócioeconomia, de ecoparticipação em tudo que é relacionado à nova ecologia que surgirá como GRANDE ATIVIDADE econômica dos governempresas.

Vitória, quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007.

 

CONTABILIDADE AMBIENTAL

http://www.senac.br/informativo/BTS/301/figura1c.gif
CONTABILIDADE AMBIENTAL - RELATÓRIO PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL, RESPONSÁVEL E TRANSPARENTE
Aportado por:
Maria Elisabeth Pereira Kraemer
http://www.gestiopolis.com/Canales4/fin/relato5.gif
Quadro 2 – Partícipes envolvidos na responsabilidade social e ambiental
http://www.gestiopolis.com/Canales4/fin/relato6.gif
Fonte: Fenech (2002)
Quadro 3 - Interesses específicos de cada partícipe
PARTÍCIPE
PRINCIPAIS INTERESSES
1 – Trabalhadores
Garantia de emprego. Salários. Orgulho e sentimento de dignidade. Saúde e segurança no lugar no trabalho
2 – Comunidade local
Riscos de saúde. Ruídos. Odores. Resíduos expelidos no solo, água e ar. Conhecimento da atividade da empresa. Riscos de acidente.
3 – Clientes e fornecedores
Qualidade dos produtos. Preços. Segurança nos produtos. Garantia nos produtos.
4 – Administração pública
Cumprimento da legislação. Acidentes e denúncias. Consumo de recursos. Evidência de que a empresa cumpre seus compromissos ambientais
5 – Entidades financeiras, investidores e acionistas.
Resultados financeiros. Informações sobre responsabilidade ou obrigações legais e respeito a terceiros. Custos ambientais e sua gestão. Investidores ambientais. Vantagens comerciais relacionadas com a gestão ambiental. Custo do não cumprimento legal.
6 – Organizações ecológicas
Informação ambiental no âmbito local. Impacto nos ecossistemas. Impactos ambientais do produto ou serviço.
Fonte: Fundació Fórum Ambiental (1999).
Quadro 4 - Necessidade de informação ambiental
PARTÍCIPES
POR QUE QUEREM INFORMAÇÃO AMBIENTAL
1 – Trabalhadores
-Comprovar que seu empresário é responsável, e que qualquer risco ambiental ou de saúde se administra eficazmente.
-Avaliar como seu trabalho tem contribuído e a atuação ambiental do conjunto da empresa.
-Compreender quais as razões que levam a empresa a investir ambientalmente e como estas ações podem afetar seus empregos e lugares de trabalho.
2 - Comunidade local
-Compreender como as operações da empresa afetam a qualidade do ar, da água e do solo no âmbito local.
-Conhecer a existência de processos e programas em marcha para administrar os riscos e os impactos ambientais.
3 – Clientes
-Avaliar a conveniência da empresa como potencial fornecedor.
-Comparar a atuação da empresa com a de fornecedores alternativos.
-Estar informados sobre possíveis riscos e responsabilidades ambientais potenciais.
-Estar informados dos impactos ambientais associados com produtos e serviços que eles compram.
4 - Fornecedores
-Compreender o estabelecimento de seu cliente a respeito da gestão ambiental
-Conhecer se seu cliente estabelece algum requisito prévio aos fornecedores antes de contratar ou comprar.
5 – Administração pública
-Conhecer com precisão o que a empresa está fazendo para administrar e melhorar sua atuação ambiental.
-Assegurar o cumprimento legal por parte da empresa.
-Tomar ideias da prática empresarial para o desenho de novas normas reguladoras.
6 – Entidades financeiras, investidores e acionistas.
-Avaliar o risco financeiro para poder tomar decisões ponderadas nos campos do seguro, crédito e investimento.
7 – Entidades de promoção ambiental
-Identificar exemplos de boas práticas.
-Imitar as melhores atuações ambientais
8 – Organizações ecológicas
-Conhecer o impacto ambiental potencial da empresa no território.
-Ter bases para intervir possíveis denúncias ou reclamações contra a empresa ou outras empresas do mesmo setor ou território.
-Obter evidência e pontos de referência para suas campanhas de sensibilização e educação ambiental.
Fonte: Fundació Fórum Ambiental (1999).

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