Ecodimensões
ECODISCO: um CD ou DVD com
tudo sobre ecologia, desde endereços de organizações governamentais até as de
ONGs (organizações não-governamentais), leis, locais de ecotrilhas,
eco-ensinaprendizado, sócioeconomia da ecologia, criação de santuários,
eco-sociedades, ecoplanejamento, desenvolvimento biológico, eco-investimentos,
ecoparcerias, eco-motivação e muita coisa que pode ser colocada.
ECOECONOMIA: toda a lista de
empresas que estão entrando na geração de empregos na proteção, na recuperação,
na produçãorganização da ecologia nova, na eco-multiplicação, na renovação, na
recriação do passado e criação do futuro e assim por diante. Toda a lista de
governempresas associados com a sócioeconomia ecológica.
ECOTEL: hotel-ecológico,
aonde as pessoas irão para ficar em meio à Natureza biológica-p.2 intocada ou
recuperada para ver filmes, para ouvir palestras, para andar em trilhas
ecológicas, para ver as pesquisas & desenvolvimentos teóricos &
práticos, para saber como investir, para se juntar a outros no sentido da
proteção.
ECO-ESINAPRENDIZADO: escolas de
co-relação ambiental e ecológica, de sócioeconomia, de ecoparticipação em tudo
que é relacionado à nova ecologia que surgirá como GRANDE ATIVIDADE econômica
dos governempresas.
Vitória, quinta-feira,
15 de fevereiro de 2007.
CONTABILIDADE AMBIENTAL
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CONTABILIDADE AMBIENTAL - RELATÓRIO PARA UM
FUTURO SUSTENTÁVEL, RESPONSÁVEL E TRANSPARENTE
Aportado por:
Maria Elisabeth Pereira Kraemer
Quadro 2 – Partícipes envolvidos na
responsabilidade social e ambiental
Fonte: Fenech (2002)
Quadro 3 - Interesses específicos de cada
partícipe
PARTÍCIPE
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PRINCIPAIS INTERESSES
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1 – Trabalhadores
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Garantia de emprego. Salários. Orgulho e sentimento de dignidade.
Saúde e segurança no lugar no trabalho
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2 – Comunidade local
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Riscos de saúde. Ruídos. Odores. Resíduos expelidos no solo, água e ar.
Conhecimento da atividade da empresa. Riscos de acidente.
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3 – Clientes e fornecedores
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Qualidade dos produtos. Preços. Segurança nos produtos. Garantia nos
produtos.
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4 – Administração pública
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Cumprimento da legislação. Acidentes e denúncias. Consumo de
recursos. Evidência de que a empresa cumpre seus compromissos ambientais
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5 – Entidades financeiras, investidores e acionistas.
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Resultados financeiros. Informações sobre responsabilidade ou
obrigações legais e respeito a terceiros. Custos ambientais e sua gestão.
Investidores ambientais. Vantagens comerciais relacionadas com a gestão
ambiental. Custo do não cumprimento legal.
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6 – Organizações ecológicas
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Informação ambiental no âmbito local. Impacto nos ecossistemas.
Impactos ambientais do produto ou serviço.
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Fonte: Fundació Fórum Ambiental (1999).
Quadro 4 - Necessidade de informação ambiental
PARTÍCIPES
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POR QUE QUEREM INFORMAÇÃO AMBIENTAL
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1 – Trabalhadores
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-Comprovar que seu empresário é responsável, e que qualquer risco
ambiental ou de saúde se administra eficazmente.
-Avaliar como seu trabalho tem contribuído e a atuação ambiental do
conjunto da empresa.
-Compreender quais as razões que levam a empresa a investir
ambientalmente e como estas ações podem afetar seus empregos e lugares de
trabalho.
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2 - Comunidade local
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-Compreender como as operações da empresa afetam a qualidade do ar,
da água e do solo no âmbito local.
-Conhecer a existência de processos e programas em marcha para administrar
os riscos e os impactos ambientais.
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3 – Clientes
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-Avaliar a conveniência da empresa como potencial fornecedor.
-Comparar a atuação da empresa com a de fornecedores alternativos.
-Estar informados sobre possíveis riscos e responsabilidades ambientais
potenciais.
-Estar informados dos impactos ambientais associados com produtos e
serviços que eles compram.
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4 - Fornecedores
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-Compreender o estabelecimento de seu cliente a respeito da gestão
ambiental
-Conhecer se seu cliente estabelece algum requisito prévio aos
fornecedores antes de contratar ou comprar.
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5 – Administração pública
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-Conhecer com precisão o que a empresa está fazendo para administrar
e melhorar sua atuação ambiental.
-Assegurar o cumprimento legal por parte da empresa.
-Tomar ideias da prática empresarial para o desenho de novas normas
reguladoras.
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6 – Entidades financeiras, investidores e acionistas.
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-Avaliar o risco financeiro para poder tomar decisões ponderadas nos
campos do seguro, crédito e investimento.
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7 – Entidades de promoção ambiental
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-Identificar exemplos de boas práticas.
-Imitar as melhores atuações ambientais
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8 – Organizações ecológicas
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-Conhecer o impacto ambiental potencial da empresa no território.
-Ter bases para intervir possíveis denúncias ou reclamações contra a
empresa ou outras empresas do mesmo setor ou território.
-Obter evidência e pontos de referência para suas campanhas de
sensibilização e educação ambiental.
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Fonte: Fundació Fórum Ambiental (1999).
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