quinta-feira, 5 de julho de 2018


Ditadura do Povo

 

No período de 1964 a 1985 existiu no Brasil durante 21 anos uma ditadura caracterizada por rompantes nacionalistas, investimentos por vezes malfadados (como a Transamazônica), preparação de infraestrutura e outras iniciativas socioeconômicas que os pesquisadores poderão detalhar.

Não se trata nem de longe de louvá-la, pois deixou saldo de 70 mil mortos, segundo dizem, mas ela foi mais popular como ditadura que a atual ditadura civil burguesa que está no poder desde então por também 21 anos, 1985 a 2006 (e continua). Ela tomou mais atitudes favoráveis ao povo que a ditadura civil. Esteve mais intensamente preocupada com a população, fez saneamento básico, investimentos em habitações populares (chamadas pejorativamente “casas de pombo”, mas que estão de pé); durante certo período do “milagre brasileiro” o país cresceu a mais de 10 % ao ano, como a China agora.

Como já disse só os países cristianizados crescem, pois neles as elites se preocupam com o povo e “deixam vazar” as benesses, os benefícios do desenvolvimento. De fato, neles o povo tem direitos reais, em vez de direitos fictícios, pode almejar o futuro, esperar melhorar e melhorar de fato. Em países como o Brasil as elites governamentais do Executivo, políticas do Legislativo, judiciárias do Legislativo e empresariais, quando não intelectuais e artistas são super-remunerados, ficando o povo alijado, colocado de banda, sem participar da festança. É a patifaria institucionalizada, transformada em lei.

Vitória, sexta-feira, 09 de fevereiro de 2007.

 

PAÍSES BRIC (o menos cristianizado é o Brasil)

BRIC
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/05/Flag_of_Brazil.svg/140px-Flag_of_Brazil.svg.png
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f3/Flag_of_Russia.svg/140px-Flag_of_Russia.svg.png
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/41/Flag_of_India.svg/140px-Flag_of_India.svg.png
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/96/Flag_of_China.svg/140px-Flag_of_China.svg.png
BRIC é o termo cunhado pelo grupo Goldman Sachs para designar os quatro principais países emergentes do mundo, a saber: Brasil, Russia, India e China. Usando as últimas projeções demográficas e modelos de acumulação de capital e crescimento de produtividade, o grupo Goldman Sachs mapeou as economias dos países BRICs até 2050. Especula-se que esses países poderão se tornar a maior força na economia mundial.
Imagem:Grafico2-BRICs.png
Economia dos BRICs em relação às dos G6
Imagem:Grafico3-BRICs.png
Relação da projeção do PIB e PIB per capita dos países BRICs e G6 até 2050.

Nenhum comentário:

Postar um comentário