200 Anos de
Resistência
Já falei de ampliar
lateralmente as estradas capixabas, multiplicando-as por três ou quatro (para
terem três ou quatro pistas de cada lado). Agora é preciso ver a altura, que
deve também ser multiplicada por três ou quatro, para resistir por 200 anos, já
que o Espírito Santo está destinado a ser grande.
MULTIPLICANDO ALTURA
E LARGURA (estradas indestrutíveis que irão “durar para sempre”,
como as romanas de antigamente e as autoestradas alemãs)
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A NOVESTRADA
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O corte antigo, só que mais largo e profundo;
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Essa técnica nova do asfalto-borracha;
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As novas frações que virão prontas de fábrica,
transportadas em caminhões (isso será possível porque com a visualização por
satélite e por helicópteros pode-se perfeitamente desenhar nas
pranchetas-programáquinas e levar ao local para casar harmonicamente).
AS NOVAS FRAÇÕES
1.
Como os caminhões compridos têm 25 metros de
carroceria, cada fração poderia ter tal comprimento, talvez com ganchos machofêmea;
2.
Deveriam ter duplo ou triplo travamento (largura,
altura, profundidade):
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3.
Um isolante contra a penetração de água das chuvas;
4.
Um aderente poderoso para os pneus;
5.
Serem compostos de aço reforçado;
6.
Com manta superior de borracha;
7.
Já com as margens colocadas, a “arte”, tudo
pré-moldado;
8.
Várias outras melhorias que se podem pensar.
Veja, estou pensando
numa coisa que dure mesmo e sirva de exemplo ao mundo sobre sustentabilidade e
expansibilidade.
Fazer um projeto
largo de futuro é autorizativo no sentido de que as pessoas se sentem
autorizadas a caminhar; até há a compulsão de fazerem isso, parece uma ordem,
embora seja uma indicação. Tudo está nos detalhes, no que se diz sem impor, sem
dominar, sem restringir. Os seres humanos são suscetíveis aos pedidos
não-insistentes.
Vitória,
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007.
CAPEAMENTO ASFÁLTICO
Asfalto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Máquina de asfaltar
Asfalto é um betume
espesso, de material aglutinante escuro e luzidio, de estrutura coloidal,
constituído de misturas complexas de hidrocarbonetos
não voláteis de elevada massa molecular, além de substâncias minerais,
resíduo da destilação a vácuo do petróleo
bruto.
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e d i ç ã o
540 / 2000
Pavimento de concreto,
Nova tendência para rodovias
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A utilização de pavimentos de concreto na
recuperação de pistas da SP 79
e construção de
marginais da Castelo Branco são os primeiros sinais da mudança
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Talvez
pudesse ser assim como a deste barco, profunda no centro e escorada nas
laterais.
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