quinta-feira, 5 de julho de 2018


200 Anos de Resistência

 

Já falei de ampliar lateralmente as estradas capixabas, multiplicando-as por três ou quatro (para terem três ou quatro pistas de cada lado). Agora é preciso ver a altura, que deve também ser multiplicada por três ou quatro, para resistir por 200 anos, já que o Espírito Santo está destinado a ser grande.

MULTIPLICANDO ALTURA E LARGURA (estradas indestrutíveis que irão “durar para sempre”, como as romanas de antigamente e as autoestradas alemãs)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A NOVESTRADA

·       O corte antigo, só que mais largo e profundo;

·       Essa técnica nova do asfalto-borracha;

·       As novas frações que virão prontas de fábrica, transportadas em caminhões (isso será possível porque com a visualização por satélite e por helicópteros pode-se perfeitamente desenhar nas pranchetas-programáquinas e levar ao local para casar harmonicamente).

AS NOVAS FRAÇÕES

1.       Como os caminhões compridos têm 25 metros de carroceria, cada fração poderia ter tal comprimento, talvez com ganchos machofêmea;

2.       Deveriam ter duplo ou triplo travamento (largura, altura, profundidade):

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

3.      Um isolante contra a penetração de água das chuvas;

4.      Um aderente poderoso para os pneus;

5.      Serem compostos de aço reforçado;

6.      Com manta superior de borracha;

7.       Já com as margens colocadas, a “arte”, tudo pré-moldado;

8.      Várias outras melhorias que se podem pensar.

Veja, estou pensando numa coisa que dure mesmo e sirva de exemplo ao mundo sobre sustentabilidade e expansibilidade.

Fazer um projeto largo de futuro é autorizativo no sentido de que as pessoas se sentem autorizadas a caminhar; até há a compulsão de fazerem isso, parece uma ordem, embora seja uma indicação. Tudo está nos detalhes, no que se diz sem impor, sem dominar, sem restringir. Os seres humanos são suscetíveis aos pedidos não-insistentes.

Vitória, quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007.

 

CAPEAMENTO ASFÁLTICO

Asfalto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Máquina de asfaltar
Máquina de asfaltar
Asfalto é um betume espesso, de material aglutinante escuro e luzidio, de estrutura coloidal, constituído de misturas complexas de hidrocarbonetos não voláteis de elevada massa molecular, além de substâncias minerais, resíduo da destilação a vácuo do petróleo bruto.
http://www.brasilengenharia.com.br/Imagens/reportrodovias.gif
e d i ç ã o  540 / 2000      
Pavimento de concreto,
Nova tendência para rodovias
http://www.brasilengenharia.com.br/Imagens/pavconcreto.gif
A utilização de pavimentos de concreto na recuperação de pistas da SP 79
e construção de marginais da Castelo Branco são os primeiros sinais da mudança
http://www.lagoasanta.com.br/confins/mg10_portal/secao_transvesal_tipo_a.jpg
Talvez pudesse ser assim como a deste barco, profunda no centro e escorada nas laterais.
http://www.maresbrazil.com/images/grav_dica5_2.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário